terça-feira, 20 de maio de 2014

Medidas simples e de grande impacto

Foto: Divulgação
Imagine que seu filho está doente e precisa de atendimento médico. Você sai de casa de madrugada para garantir uma consulta em dos Centros de Atenção à Saúde (CAS). Às 6h da manhã já está na fila, mas os profissionais só começam a chegar às 9h. Enquanto isso, você é obrigado a esperar com seu filho doente nos braços no frio ou na chuva. Estamos no mês de maio e as temperaturas já começam a baixar. Em breve, fará muito frio e as pessoas que aguardam atendimento médico no Cas não terão onde se proteger.
Recentemente, estive no gabinete do presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, vereador Aliel Machado, buscando alternativas para solucionar o problema. A Lei 11.714 que determina a presença da Guarda Municipal nos terminais de transporte coletivo da cidade foi publicada no Diário Oficial no dia 06 de maio. O projeto de lei foi promulgado pelo legislativo após não receber nem sanção e nem veto quando chegou ao poder executivo. A proposta foi aprovada na Casa Câmara Municipal em duas votações. A população poderá contar com guardas para fazer a segurança dos locais.
Por que não unir o útil ao agradável? Propus que esses mesmos guardas abram as portas dos CAS, que ficam justamente ao lado dos terminais, às 7h. Dessa forma, os cidadãos poderiam aguardar os médicos e a equipe de saúde de forma um pouco mais confortável, protegidos do frio e da chuva. O vereador Aliel Machado já encaminhou uma moção de apelo ao executivo solicitando que a nova medida seja contemplada. Abrir os CAS mais cedo é uma solução simples, mas que traria grande benefício para os moradores.
O diálogo e a integração entre as forças de segurança pública são capazes de atender os anseios da população e oferecer conforto para os cidadãos. O trabalho em conjunto, respeitando os limites e as competências de cada agente, além de oferecer segurança, proporcionar bem-estar aos moradores. Para o cidadão comum, o mais importante é ter tranquilidade para trabalhar ou passear com a família sem receio de sair de casa e saber que pode exercer o seu direito de ir e vir sem medo.

Marcio Pauliki é formado em administração pela UEPG, especialista em Gestão Empresarial pela FGV com cursos de extensão em Administração e Marketing pela London University (Inglaterra) e University of Berkeley (EUA).

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.