terça-feira, 20 de maio de 2014

Prefeitura estuda novo modelo de coleta seletiva

Foto: Divulgação
A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Meio Ambiente e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Iplan), vem estudando um novo modelo de coleta seletiva para a cidade. Hoje, as cinco Associações de Catadores de Materiais Recicláveis de Ponta Grossa reciclam em média 300 toneladas por mês. A coleta de materiais recicláveis no município é feita em duas frentes: através dos Pontos de Coleta Seletiva (PEV), que coleta aproximadamente 30 toneladas por mês, e o programa Feira Verde Mais, que troca frutas, verduras, ovos e mel pelo lixo reciclável em 130 pontos de Ponta Grossa.
A intenção da prefeitura é aumentar esta capacidade de reciclagem, através de parcerias com a iniciativa privada. Nesta segunda-feira, o secretário de Meio Ambiente, Paulo Cenoura, se reuniu, em seu gabinete, com a Ambev, quando discutiram possível parceria para melhorias na estrutura das Associações de Catadores. Para Cenoura, com uma estrutura melhor, o volume reciclado pode ser maior. “As parceiras com a iniciativa privada são fundamentais para este novo modelo que estamos estudando”, disse o secretário.
O novo modelo, que está na fase inicial dos estudos, prevê também a capacitação dos catadores, principalmente sobre gestão. Na semana passada, o secretário discutiu esta ação com representantes do programa Eco Cidadão Paraná, do Governo do Estado. Ficou estabelecida a assinatura de um convênio entre o município e o programa Eco Cidadão Paraná, para formalizar apoio às associações de catadores de Ponta Grossa. Além da capacitação, o convênio contempla também a estruturação das associações, com equipamentos, como prensa, balanças, mesas de separação, e equipamentos de proteção individual.

Fonte: Assessoria de comunicação da prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.