quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Lutando contra o tabagismo

Foto: Divulgação
Ipiranga-PR está inserida no Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e a primeira reunião que aconteceu nas dependências do Polo UAB, de Ipiranga-PR reuniu dez dependentes do tabaco. Todas as pessoas que estão participando deste primeiro grupo receberam o convite por recomendações médicas ou da Secretaria de Saúde.
“No cronograma dos encontros está programado um pacto para parar de fumar. Onde todos tem prazo e este deve ser cumprido. Tudo faz parte do programa”, diz a Fernanda Scheffer Froes psicóloga do município.
Para apoio ao tratamento das pessoas tabagistas há medicamentos disponíveis, porém nem todos sentem a necessidade de usa-los. “O SUS disponibiliza medicamentos que auxiliam na luta contra o tabaco. São medicamentos como adesivos e comprimidos que diminuem a vontade de fumar”, diz Daiane Penteado Della Bianca farmacêutica do município.
Nesse primeiro encontro o médico Thiago Stadler aproveitou a oportunidade para conscientizar dos danos do tabaco, através de vídeo o que acontece com o pulmão de uma pessoa fumante e a evolução de problemas.
Seja por uma melhor qualidade de vida, economia para o bolso ou harmonia da família todos estão decididos a largar o vício. A maioria dos tabagistas já tentou parar de vez com o cigarro antes mas não tiveram sucesso. O participante  Ademar confessou fumar cerca de 20 cigarros por dia, por isso buscou ajuda. “Eu já tentei parar por contar, mas é muito difícil, por isso aceitei o convite para participar”, conta Ademar.
Durante as palestras todos tem total liberdade para interromper para esclarecer dúvidas e contar suas experiências. Ao final do primeiro encontro, os participantes puderam ter uma conversa individual com os colaboradores da Secretaria de Saúde.
Quem tiver interesse em participar dos próximos grupos deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde e aguardar a próxima turma.

Fonte: Assessoria de comunicação da prefeitura de Ipiranga

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.