quarta-feira, 13 de agosto de 2014

PG terá Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional

Foto: Divulgação
         Uma das principais metas no avanço da Segurança Alimentar em Ponta Grossa, a formação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), será alcançada na próxima semana, durante o I Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional de Ponta Grossa. O evento, que é promovido pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) de Ponta Grossa, acontece no dia 19 de agosto, das 13h às 17h, no Centro de Cultura (Dr. Colares, 436, Centro).
         O Fórum, segundo o presidente da CAISAN, Sérgio Zadorosny Filho, é parte da grande evolução que a Prefeitura de Ponta Grossa tem promovido para aprimorar as políticas públicas de combate à fome e a desnutrição no município. “Entre tantas ações, pontuo a execução da 1ª Oficina Regional de Formação em Segurança Alimentar e Nutricional de Ponta Grossa, a assinatura do decreto que estabelece o Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SIMSAN/PG) e a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), que culminaram na formação do CONSEA. Ponta Grossa precisa debater com a sociedade civil as diretrizes e estratégias que vão orientar as políticas de segurança alimentar e nutricional a serem implementadas e esse é o papel do CONSEA. É um grande passo”, explica Zadorosny, que também é secretário de Abastecimento. O presidente acrescenta que através do CONSEA será possível formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional mais efetivas, estimular a integração dos esforços entre governos e sociedade civil, bem como acompanhar, monitorar e a avaliar as ações desenvolvidas no município para que estejam em consonância com a Política e Plano Nacional e Estadual. “O que o conselho faz é propor uma interlocução entre as diversas secretarias e programas para que os resultados sejam mais eficientes”, reforça Zadorosny.
A secretária executiva da CAISAN, Mariani Ueda, destaca que a cidade que possui CONSEA tem mais acesso aos programas e recursos estaduais e federais. “O Conselho é uma ferramenta que propõe debates e fóruns democráticos abertos à participação popular. As sugestões são levadas ao CONSEA e, então, para o governo, que aplica as propostas”, enaltece Mariani.
         O I Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional será presidido pelo prefeito Marcelo Rangel. O Consea, que será formado durante o evento, será composto por seis representantes governamentais das Secretarias Municipais de Abastecimento, Assistência Social, Agricultura e Pecuária, Saúde, Educação e Administração e Assuntos Jurídicos; e 12 representantes da sociedade civil. O Credenciamento dos representantes da Sociedade Civil, titulares e suplentes e dos Observadores será feito durante o Fórum, das 13h às 14h.

Fonte: Assessoria de comunicação SMAB

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.