sábado, 4 de outubro de 2014

Fórmula Truck é destaque no Congresso SAE Brasil

Foto: Rodrigo Ruiz / Central Press
O Expo Center Norte, localizado em São Paulo, foi palco do 23º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, que teve como tema "Construindo a mobilidade inteligente - os veículos do futuro". A Fórmula Truck foi um dos temas abordados no evento, que teve mais de 12 mil visitantes entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro.

No painel "De 0 a 100 em 5 toneladas", os pilotos Michelle de Jesus, Felipe Giaffone e João Maistro, além dos engenheiros Edinilson Alves de Almeida, da IVECO, Franz Schmidt, da Mercedes-Benz, e Rogério Curty Dias, da MAN Latin América, falaram sobre a categoria, considerada a mais popular do continente.

A Fórmula Truck reúne nas pistas do Brasil e Argentina diferentes marcas de caminhões, ajudando no desenvolvimento de chassis, motores e outros componentes, como pneus e suspensão. Um dos exemplos da aplicação da tecnologia desenvolvida nas pistas foi dado pela IVECO, que usou a competição como laboratório para desenvolver ainda mais o sistema de arrefecimento dos caminhões de rua.

De acordo com a piloto Michelle de Jesus, da equipe Volvo-ABF, o evento foi muito produtivo. "O debate mostrou a importância da Fórmula Truck no desenvolvimento de novas tecnologias. Na pista, os caminhões são testados em situações extremas. Alta velocidade, temperatura e impactos que não acontecem no dia a dia das ruas e estradas. É um aprendizado constante para os engenheiros e indústrias", destacou.

Realizado anualmente por voluntários, engenheiros associados à entidade que ocupam posições executivas em montadoras, autopeças, consultorias e professores de cursos de engenharia, o Congresso SAE BRASIL é o maior fórum do gênero no Hemisfério Sul e o segundo do mundo depois do SAE Congress, promovido pela SAE INTERNATIONAL em Detroit (EUA).

Fonte: Assessoria de comunicação da Central Press

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.