domingo, 24 de maio de 2015

CASTRAMÓVEL de PG estará na região de Uvaranas

Foto: Divulgação
Na próxima semana, de 25 a 29 de maio, moradores da região de Uvaranas poderão se cadastrar para castrar seus animais gratuitamente pelo projeto da Prefeitura de Ponta Grossa, executado pela Secretaria Municipal de Saúde, o Castramóvel.

A unidade básica de saúde Cleon Macedo, no Jardim Paraíso, terá um técnico administrativo fazendo os cadastros dos interessados, das 8h às 14h. Apenas as famílias que são atendidas por essa unidade básica poderão realizar o cadastro nesse prazo.

De acordo com o supervisor de Vigilância em Saúde, Carlos Eduardo Coradassi, essa dinâmica acontecerá em todas as unidades selecionadas. “Faremos os cadastros em várias unidades de saúde da região de Uvaranas, mas é importante que, neste primeiro momento, apenas as famílias atendidas no Cleon Macedo procurem se cadastrar”. 

A castração será feita para famílias de baixa renda. Por isso, os interessados na castração gratuita devem passar por uma avaliação socioeconômica com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS).  

A equipe do Castramóvel entrará em contato com as famílias a partir de junho. Elas devem receber orientação para levarem seus animais no dia e horário marcado para o procedimento. Inicialmente cada família poderá castrar um animal, gato ou cachorro, mas cada caso será avaliado individualmente. “Vamos avaliar a situação de cada família, pois algumas têm mais de um animal. Sendo assim, existirá a necessidade de realizar mais castrações”, destaca Coradassi.

A unidade de castração móvel é composta por veterinários, técnicos de enfermagem, equipe administrativa e estagiários. Trabalhará em seis distritos da cidade, com perspectiva de castrar 10 a 15 animais por dia. Conforme Coradassi, a dinâmica do Castramóvel será de médio a longo prazo. “Ponta Grossa será dividida em seis ‘regiões de saúde’, e o Castramóvel passará de três a quatro meses em cada uma das regiões”, ressalta.

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.