quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Rotariano assume presidencia do CONSEA/PG

Conselheiros do CONSEA/PG
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) de Ponta Grossa elegeu, ontem quarta-feira (26), o seu primeiro presidente, Leandro Soares Machado, para um mandato de dois anos. Representante do Rotary Club Ponta Grossa Vila Velha, Leandro ficou feliz com a eleição e afirmou que é a partir de agora é que o CONSEA tem o seu início efetivo. “Desde o dia 19 de agosto, quando foi formado o CONSEA, durante o I Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional de Ponta Grossa, as reuniões aconteceram seguindo um protocolo, que culminou na eleição de ontem. Agora poderemos iniciar efetivamente as atividades”, afirmou o presidente.

Presidente do CONSEA/PG
Este foi o principal passo para ampliar a participação social no processo de construção das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional na cidade, já que o CONSEA é composto por seis representantes do governo municipal e por mais 12 conselheiros da sociedade civil organizada. “Vamos trabalhar em prol do desenvolvimento e aprimoramento de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, através da avaliação e fiscalização de projetos e da criação de comissões temáticas. Minha primeira atitude será promover a capacitação de todos os titulares do Conselho para aprimorar o conhecimento da parte administrativa, avaliação de projetos e sobre os direitos e deveres do CONSEA”, disse Leandro.

Entre as atribuições do CONSEA está a promoção de debates com a sociedade civil sobre diretrizes e principais estratégias que orientam as políticas de segurança alimentar e nutricional, que visam formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional mais efetivos, estimulando a integração dos esforços entre governos e sociedade civil. Além disso, acompanhar, monitorar e a avaliar as ações desenvolvidas no município para que estejam em consonância com a Política e Plano Nacional e Estadual também estão entre as metas do Conselho.

A secretária executiva da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional, Mariani Ueda, enalteceu que a cidade que possui CONSEA tem mais acesso aos programas e recursos estaduais e federais. “O Conselho é uma ferramenta que propõe debates e fóruns democráticos abertos à participação popular. As sugestões passam pelo CONSEA e, então, são levadas ao governo, que aplica as propostas”, enaltece Mariani.

Juntamente com Leandro, compõem a mesa executiva do Conselho a vice-presidente, Ana Maria Martins, a 1ª secretária, Gianna Banat e o 2º secretário, José Valdinei Alves Cordeiro. As reuniões estão programadas para a última quinta-feira de cada mês, e serão realizadas provisoriamente na sede da Secretaria Municipal de Abastecimento.

Fonte: Assessoria de comunicação da SMAB / Patrícia Antunes

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.