sexta-feira, 6 de março de 2015

Seja assertivo na solução de problemas

Se neste momento eu dissesse a você que estou com dores de cabeça e lhe perguntasse que remédio tomar, o que me responderia? Certamente me receitaria um remédio que costuma tomar quando está com dores de cabeça. Toma...... que passa! Não é isso?

Este é um exemplo de que sempre temos a “solução” na ponta da língua! Isto ocorre o tempo todo, seja em casa, na escola e principalmente no trabalho. Sempre temos respostas para tudo e não nos esforçamos em buscar as verdadeiras causas dos problemas.
Pelo menos é sabido que a maioria das chefias quer que sejam feitas muitas coisas ao mesmo tempo e tudo é considerado urgente. Então o funcionário fica sobrecarregado, não consegue terminar aquilo que começou e muitas coisas vão ficando inacabadas. Aquele problema que deveria ter maior atenção e principalmente maior observação para se conseguir um diagnostico mais assertivo não é feito devido ao tempo escasso. São criados planos de ações que muitas vezes são insuficientes para eliminar de vez as causas. Por esta razão acabamos atacando somente as consequências, os problemas não são resolvidos por completo e vivemos apagando “incêndios” sem nos sobrar tempo suficiente para pensar com maior profundidade sobre eles. A ilusão de que os problemas foram eliminados permeiam as organizações e quando menos se espera eis que eles ressurgem ainda com mais força.
Quando estes casos ocorrem podemos afirmar de que não há disciplina na busca por soluções e/ou não se sabe como trabalhar com as ferramentas adequadas.
Precisamos parar de ter tanta pressa em resolver logo as coisas e utilizar um método adequado para tal. Vamos fazer bem feito! Vamos planejar melhor nossas ações, utilizar melhor as ferramentas que temos disponíveis e criar grupos de trabalhos para a melhoria contínua. Sugiro começar utilizando a ferramenta PDCA*.
Na dúvida chame o Consultor
Boa semana e boa sorte.


* PDCA (PLAN, DO, CHECK and ACTION) é uma ferramenta utilizada para análise e soluções de problemas. Também conhecido como “Ciclo de Deming”, o PDCA é uma das primeiras ferramentas de gestão da qualidade criado por Walter A. Shewart, porém quem disseminou seu uso ao mundo todo foi William Edward Deming, o “guru do gerenciamento da qualidade”.

Acesse o perfil de Sérgio Ditkun Clique Aqui }

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.