Se
neste momento eu dissesse a você que estou com dores de cabeça e lhe perguntasse
que remédio tomar, o que me responderia? Certamente me receitaria um remédio
que costuma tomar quando está com dores de cabeça. Toma...... que passa! Não é isso?
Este é
um exemplo de que sempre temos a “solução” na ponta da língua! Isto ocorre o
tempo todo, seja em casa, na escola e principalmente no trabalho. Sempre temos
respostas para tudo e não nos esforçamos em buscar as verdadeiras causas dos
problemas.
Pelo
menos é sabido que a maioria das chefias quer que sejam feitas muitas coisas ao
mesmo tempo e tudo é considerado urgente. Então o funcionário fica
sobrecarregado, não consegue terminar aquilo que começou e muitas coisas vão
ficando inacabadas. Aquele problema que deveria ter maior atenção e
principalmente maior observação para se conseguir um diagnostico mais assertivo
não é feito devido ao tempo escasso. São criados planos de ações que muitas
vezes são insuficientes para eliminar de vez as causas. Por esta razão acabamos
atacando somente as consequências, os problemas não são resolvidos por completo
e vivemos apagando “incêndios” sem nos sobrar tempo suficiente para pensar com
maior profundidade sobre eles. A ilusão de que os problemas foram eliminados
permeiam as organizações e quando menos se espera eis que eles ressurgem ainda
com mais força.
Quando
estes casos ocorrem podemos afirmar de que não há disciplina na busca por
soluções e/ou não se sabe como trabalhar com as ferramentas adequadas.
Precisamos parar de ter tanta pressa
em resolver logo as coisas e utilizar um método adequado para tal. Vamos fazer
bem feito! Vamos planejar melhor nossas ações, utilizar melhor as ferramentas que
temos disponíveis e criar grupos de trabalhos para a melhoria contínua. Sugiro
começar utilizando a ferramenta PDCA*.
Na
dúvida chame o Consultor
Boa
semana e boa sorte.
* PDCA (PLAN, DO, CHECK and
ACTION) é uma ferramenta utilizada para análise e soluções de problemas. Também
conhecido como “Ciclo de Deming”, o PDCA é uma das primeiras ferramentas de
gestão da qualidade criado por Walter A. Shewart, porém quem disseminou seu uso
ao mundo todo foi William Edward Deming, o “guru do gerenciamento da qualidade”.
{ Acesse o perfil de Sérgio Ditkun Clique Aqui }