segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Pedagogas de PG recebem treinamento do SAMU para primeiros socorros

Foto: Divulgação
Mais de 40 pedagogas e representantes dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) passaram no último dia (20), pelo treinamento de primeiros socorros do projeto Samu – Escola: Educar para Mudar. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, desenvolvido através de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde, com o programa ‘Saúde na Escola’. Com o projeto, todos os servidores da educação municipal, bem como alunos e a comunidade escolar, devem receber orientações de como agir em caso de acidentes e ocorrências do cotidiano, especialmente no ambiente escolar.

As pedagogas foram orientadas sobre as técnicas e procedimentos mais adequados para casos de convulsão, obstrução das vias aéreas e aprenderam também a fazer massagem cardíaca. O projeto é de autoria da Técnica Auxiliar de Regulação Médica (TARM) do SAMU, Rozângela Ribeiro Silva. Uma equipe de socorristas do SAMU realizou hoje, voluntariamente, essa instrução com as pedagogas no Anfiteatro Municipal Eunice Miró Guimarães. Até o final do ano, todos os alunos do 4º ano das 84 escolas municipais devem passar pela orientação, bem como os pais e professores.

“São diferentes orientações. Para os pais e professores, estamos focando nos primeiros socorros, como agir, quais são as técnicas para ajudar a vítima até a chegada do resgate, por isso temos a parte prática com socorro de convulsão, desobstrução das vias aéreas e com a RCP (reanimação cardiorespiratória). Para as crianças, atuaremos na prevenção, cuidados com acidentes domésticos, intoxicação e também na conscientização para diminuir a ocorrência de trotes”, explica Rozângela.


Além das técnicas, foram também dadas outras orientações práticas, como a importância de manter a calma no momento de um acidente e a agilidade no chamado pelo SAMU. “Conhecer essas técnicas são fundamentais para agir no dia-a-dia. São esses procedimentos que, muitas vezes, salvam a vida das vítimas, antes mesmo de uma equipe do SAMU chegar ao local”, avalia ela. No dia 28 de agosto, serão os professores da Escola Municipal Professora Zila Bernadete Bach.

Fonte: Prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.