segunda-feira, 24 de agosto de 2015

SMAS promove atividades para comemorar Semana da Pessoa com Deficiência

Em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrada entre 21 a 28 de agosto, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), através do Departamento da Pessoa com Deficiência, preparou uma programação especial para os usuários que são assistidos no departamento e também as pessoas com deficiência que frequentam as 14 entidades conveniadas com o município no atendimento a esse público.


Atendendo a um pedido das entidades, que estarão realizando suas próprias comemorações ao longo dessa semana, o Departamento da Pessoa com Deficiência optou por estender a celebração e intercalar com os dias de atividades nas instituições, para que um número cada vez maior de pessoas com deficiência possa integrar essa celebração.
“Contamos hoje com 14 entidades conveniadas no atendimento a pessoa com deficiência e atendemos ao pedido delas de deixar livre os dias em que estarão realizando suas próprias comemorações. Nosso intuito é integrar um número de pessoas com deficiência cada vez maior e preferimos estender a programação para que todos participem e encham o nosso departamento”, explicou a diretora Ana Cristina Duda.

As atividades em comemoração a Semana da Pessoa com Deficiência da SMAS começam no dia 26 (quarta-feira), com uma abordagem externa de conscientização. No dia 29 (sábado), acontece o Sábado da Alegria da Pessoa com Deficiência, na Estação Saudade. O dia contará com programação incluindo atividades de dança, apresentações culturais dos usuários, apresentações musicais, brinquedos da Fundação de Esporte e a presença do Palhaço Picolé. O Sábado da Alegria será celebrado das 9h às 15 horas.

Na semana seguinte, no dia 31 de agosto, acontece a abertura oficial da semana promovida pela SMAS, com apresentações culturais dos usuários do departamento, do coral e banda da Apadevi e uma apresentação de teatro do Centro Pontagrossense de Reabilitação auditiva e da fala Geny Ribas. No dia 1º de setembro será o dia da beleza, onde as pessoas com deficiência poderão aproveitar serviços como cabeleireiro, massagem, manicure e maquiagem, além dos brinquedos e outras atividades recreativas.

No dia 2 de setembro haverá uma atividade externa, com a realização de um picnic no Parque Ambiental. “Nesse dia, queremos fazer algo bem tradicional com eles, levar os lanches em cestas e sentar no parque com toalhas. Pode parecer algo simples, mas para muitas pessoas com deficiência, essa será a primeira experiência desse tipo. Toda nossa programação é pensada com esse propósito: de incluí-los e mostrar que podem celebrar como as outras pessoas”, avaliou Ana Duda.
O último dia da comemoração será 3 de setembro, com sessões de cinema, com direito a pipoca. As atividades promovidas do dia 31 de agosto a 3 de setembro acontecem todas no Ginásio da Pessoa com Deficiência Jamal Farjallah Bazzi. Mais informações sobre a comemoração da Semana da Pessoa com Deficiência podem ser obtidas pessoalmente no Departamento, ou pelo telefone 3222-3118.

Fonte: Prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.