domingo, 24 de julho de 2016

Visitação ao Parque Estadual de Vila Velha terá como ingresso doações

Parque Estadual Vila Velha Foto: Pedro Ribas/ANPr

O Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, terá preço diferente do passeio dos arenitos neste fim de semana. Para ajudar 22 famílias atingidas por tempestade e vendaval no último dia 12, o parque recolherá doações no lugar do ingresso do passeio nos arenitos.

Poderão ser doados móveis, colchão, cobertores, alimentos não perecíveis, material de limpeza, de higiene e eletrodomésticos. “A ideia é ajudar os moradores que estão no entorno do parque e foram afetados pelo vendaval. Hoje estão vivendo em situação precária, com ajuda da Defesa Civil e contam com a solidariedade de doações”, explica a supervisora de operações da Paraná Projetos, Angela Soares.

Os passeios para Furnas e Lagoa Dourada continuam com o ingresso do mesmo valor, R$ 8,00.

CICLOTURISMO - Também neste domingo (24) o parque terá a primeira atividade de cicloturismo. Ao todo, 50 ciclistas vão percorrer um trecho de 23 quilômetros, saindo da área de lazer do parque e passando pela Lagoa Dourada, Furnas e a taça nos arenitos. 

Outros passeios para o cicloturismo já estão programados para os dias 7 e 28 de agosto. Serão duas turmas de 30 ciclistas em cada um dos dias, uma com saída as 9 horas e outra com saída as 10 horas.

Os interessados podem se inscrever encaminhando um e-mail para agendamento@paranaprojetos.pr.gov.br no qual receberão as orientações e a confirmação do passeio. O ingresso para o cicloturismo no Parque custa R$ 25.

O PARQUE - O Parque Estadual de Vila Velha foi criado em 1953, com a finalidade de conservar os campos nativos do Paraná e seu patrimônio geológico. Foi tombado pelo Departamento Histórico e Artístico do Estado do Paraná em 1966.

Com mais de três mil hectares de extensão, Vila Velha conta com diversos atrativos, como os Arenitos, Furnas e a Lagoa Dourada. Seu principal objetivo é preservar um dos únicos remanescentes da vegetação de campos do Paraná e as formações areníticas, proporcionando aos visitantes o contato direto com o meio ambiente.

Em sua fauna já foram encontradas muitas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção como o lobo-guará, bugio-ruivo, tamanduá-bandeira, jaguatirica e aves como a águia-cinzenta, papagaio-de-peito-roxo, galito, caminheiro-grande e noivinha-de-rabo-preto.

O parque conta com estrutura para recepção, orientação e deslocamento dos visitantes até as trilhas e atrativos. Todos os passeios são acompanhados por condutores treinados para atender o público.

A visita ao local é um aprendizado, segundo o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do IAP, Guilherme Vasconcellos. "Vale a pena conhecer uma das paisagens originais do nosso Estado, que hoje em dia é bastante ameaçada. É a oportunidade de ter o contato direto com a natureza em companhia da família e amigos. Um programa fantástico", diz ele.

SERVIÇO: Parque Estadual de Vila Velha
Localização: BR-376, km515 - Jardim Vila Velha, Ponta Grossa - Paraná
Horário de funcionamento: de quarta a segunda-feira e também nos feriados, das 08h 30min às 15h 30min
Contato: (42) 3228-1138

Fonte:  Agência Estadual de Notícias

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.