quinta-feira, 28 de março de 2013

Itaiacoca terá sistema de telefonia fixa e internet



O prefeito Marcelo Rangel anunciou esta semana que o Distrito de Itaiacoca terá os serviços de telefonia fixa e internet com um sistema pioneiro. A iniciativa teve o apoio do vereador Mauricio Silva. A empresa Compuline/ BR Digital Telecomunicações, de Porto Alegre será a responsável pelo serviço. O inicio dos trabalhos para instalação das torres das linhas telefônicas está previsto para o inicio de abril e os telefones estarão em funcionamento no final de junho.  Aproximadamente 900 famílias serão beneficiadas, residentes nas localidades de Barra Grande, Biscaia, Cerrado Grande, Campinas, Caeté, Imbuia, Mato queimado, Princesa do Ribeirão de Cruz, Rio de Dentro, Roça Velha, Rio Bonito, Cerradinho, Sete Saltos, Anta Moura, Carazinho, Passo do Pupo, Conceição, Caçador dos Casemiros e Bairros dos Ingleses, que fazem parte do Distrito de Itaiacoca.
De acordo com as informações do diretor da Compuline, Cláudio Pradella, o sistema foi testado em vários lugares. “Nós fizemos teste em comunidades rurais de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul e podemos garantir que é o serviço é inovador, moderno e atinge as necessidades da população”, explica Pradella. Para o prefeito Marcelo Rangel o anúncio é mais um avanço para a região que terá também a subprefeitura. “Com isso o processo da implantação da subprefeitura também será beneficiado, os moradores batalharam por isso e agora, finalmente, terão esse sistema de comunicação”, afirma Rangel. Segundo ele, o interesse do governo é levar sistemas semelhantes também para outras comunidades rurais, facilitando ao máximo a inclusão dos moradores a essas redes de comunicação.
O secretário de Agricultura e Pecuária, Gustavo Ribas Neto, acredita que com a telefonia fixa a região de Itaiacoca terá um crescimento ainda maior: “estamos falando de um distrito rico em potencial turístico e na agricultura, isso vem a somar com o progresso de uma área que tem tudo para ter um grande desenvolvimento, além de atender as demandas da população”.
Segundo o presidente da Associação dos Produtores Rurais da Roça Velha, Norberto Duarte de Almeida esta é uma conquista para os moradores. “Nós lutamos por isso, para nossa segurança, educação e o desenvolvimento da agricultura familiar”, diz.  O presidente da Associação dos Produtores Rurais do Biscaia não esconde a ansiedade pelo serviço: “não vejo a hora de os telefones estarem funcionando. Merecemos isso, temos aproximadamente quatro mil moradores em Itaiacoca  e a falta do serviço de telefonia dificultava bastante a vida da população”, explica. Com grande participação na tentativa de levar o serviço para a região, o vereador Mauricio Silva explica que muitas pessoas serão contempladas: “serão mais de 900 famílias que não tinham comunicação e que serão atendidas. Hoje é um dia muito importante para todos os moradores de Itaiacoca e tenho muito orgulhoso de fazer parte desta conquista”.

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.