sexta-feira, 22 de março de 2013

Ônibus da Saúde é inaugurado



O prefeito Marcelo Rangel e o vice-prefeito Dr.º Zeca entregaram para a população o ônibus da saúde, onde serão realizadas consultas, encaminhamentos e toda a parte de orientação e prevenção. O Projeto Saúde Ponta Grossa, nome oficial do ônibus da saúde, pretende promover a saúde, evitar doenças e garantir atendimento mais amplo para a população. O programa foi lançado nesta quinta-feira no Jardim Gralha Azul e contou com a presença, além de Rangel e Dr. Zeca, dos secretários de Saúde, Erildo Muller, de Obras e Serviços Públicos, Alessandro Lozza de Moraes, de Meio Ambiente, Fernando Pilatti; das secretárias de Educação, Esméria Saveli, e de Assistência Social, Beatriz Souza; dos presidentes da Fundação Municipal de Turismo, Eldo Bortolini, e da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), Eduardo Kalinoski, da Prolar, Dino Schrutt; e também do vereador, Júlio Kuller.
O ônibus da saúde conta com uma equipe multidisciplinar composta por médico, nutricionista, enfermeira, auxiliar de enfermagem e educadora física, que buscam promover a qualidade de vida e incentivar a educação em saúde. De acordo com o vice-prefeito, Dr.Zeca, que é médico e também presta atendimento na unidade móvel, o foco é a acessibilidade, pois nem todos os bairros da cidade possuem postos de saúde. “Com a unidade móvel nós poderemos ir a todos os lugares e nossa estrutura nos permite atender desde crianças a idosos, o que também auxilia no atendimento dos outros postos, já que diminuímos o número de pessoas nos postos”, diz.
Nesses primeiros dias, o ônibus estará atendendo apenas três vezes por semana, mas a intenção da prefeitura é ampliar esse serviço. “Nós queremos garantir a atenção básica e o direito do cidadão a ter um atendimento de qualidade. Serão disponibilizados médicos do município que irão se revezar para atender todos os dias. Além disso, o ônibus também estará presente todos os sábados nas operações nos bairros”, afirmou Dr.ºZeca.
No seu primeiro dia, a unidade móvel atendeu 54 pessoas que receberam orientações e, em casos de casos de maior complexidade, foram encaminhadas para especialistas. A vendedora Vanderléia dos Santos Mikiewski descobriu que está grávida, mas ainda não havia conseguido uma consulta com um especialista. Nesta quinta-feira, já saiu com o encaminhamento feito pelo médico. “As atendentes vão cuidar de tudo e, quando a consulta já estiver certa, elas ligam pra me avisar. Agora, ficou tudo mais fácil”, contou a vendedora. A dona de casa Fátima da Luz também esperava há um bom tempo por uma consulta, pois no Jardim Gralha Azul não existe Unidade de Saúde. Com a visita do ônibus, ela já foi orientada e saiu satisfeita. “O melhor deste atendimento é que quase não tem fila, é rápido e os médicos nos atendem bem, escutam a gente. Mesmo sem posto de saúde aqui, a gente pode ter direito a saúde”, disse.
A unidade móvel foi adquirida pelo Programa Municipal DST/AIDS, ligado à Secretaria de Saúde, mas irá promover também a prevenção de doenças como diabetes, hipertensão, obesidade. Os recursos para manter o ônibus funcionando serão repassados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.