sábado, 16 de março de 2013

Pronatec oferece 36 cursos de qualificação

A cidade de Ponta grossa será beneficiada na área de qualificação profissional através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, SENAI e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Federal (Pronatec), ligado ao governo federal. O anúncio foi feito ontem sexta-feira (15) pelo secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Álvaro Scheffer, que, acompanhado da secretária de Educação, Esméria Saveli, do diretor de Qualificação Profissional, Julio Ingenchki, da técnica de Negócios em Educação do SENAI, Marli Valença e de profissionais da educação, divulgou os cursos e traçou metas para atrair pessoas que precisam de qualificação profissional. “Nós precisamos investir em educação, pois é um momento de muita sorte, aonde cada vez mais indústrias vêm se instalando na cidade. De nada adianta trazer indústrias e não investir nas pessoas. Nós queremos oferecer mão-de–obra qualificada para atender a demanda destas empresas”, afirmou Scheffer.
Ao todo são 36 cursos gratuitos e 837 vagas ofertadas, com cargas horárias que variam entre 160 e 400 horas. O aluno que se matricular receberá material didático gratuito, vale-transporte e um lanche. De acordo com a técnica de Negócios em Educação do SENAI, Marli Valença, os recursos vêm do governo federal e não vão gerar custo nenhum para o município. “A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional foi a indutora no processo de conseguir esses cursos e a Secretaria Municipal de Educação é parceira e cede os espaços já construídos para a realização dos cursos”, explicou.
A secretária Municipal de Educação, Esméria Saveli, conta que vários profissionais da área estão mobilizados para atrair novos alunos, incentivar e possibilitar a qualificação. “A comunidade tem interesse e nós vamos viabilizar. Essa é a nossa política de gestão, é a política de gestão do prefeito Marcelo Rangel”, disse.
Podem participar dos cursos pessoas que possuam renda inferior a três salários mínimos, beneficiários do seguro-desemprego ou alunos das escolas públicas, cursando o 2° ou 3° ano do ensino médio. Para obter mais informações sobre os cursos disponíveis ou se inscrever, as pessoas que possuam renda inferior a três salários mínimos devem procurar os Cras. Já os que recebem seguro-desemprego podem fazer a inscrição na Agência do Trabalhador e os estudantes poderão se inscrever nas secretarias das instituições de ensino.

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.