terça-feira, 28 de julho de 2015

70 pessoas são beneficiadas com cadeiras de rodas adaptadas

Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Departamento da Pessoa com Deficiência, realizou hoje a entrega de 70 cadeiras de rodas adaptadas para pessoas com deficiência que estão cadastradas no departamento de Órtese e Prótese da Secretaria Municipal de Saúde, aguardando na lista de espera pelo equipamento. Os equipamentos foram obtidos através do Desafio Vamos, promovido pelo Selo Social.


Foram cerca de 50 empresas e indústrias parceiras para a obtenção dessas 70 cadeiras. 

Os representantes dos parceiros no desafio acompanharam a entrega das cadeiras aos usuários foi ontem segunda-feira (27), realizada no Ginásio da Pessoa com deficiência Jamal Farjallah Bazzi. Ainda deve ocorrer também, dentro de dois meses, a entrega de outras 130 cadeiras adaptadas, doadas por um único parceiro. A parceria com empresas da cidade atende a proposta do desafio, que era arrecadar equipamentos suficientes para atender 200 pessoas da lista de espera.
“É uma alegria muito grande ver que temos parceiros que aderiram à causa da pessoa com deficiência, na aquisição de um equipamento tão caro como a cadeira de rodas adaptada. As prefeituras estão enfrentando dificuldades com os cortes de recursos das esferas federal e estadual, mas estamos conseguindo fazer um importante trabalho com o Departamento da Pessoa com Deficiência, tendo melhorado a estrutura e uso do Ginásio, garantindo o atendimento das pessoas, além de sua integração na sociedade”, destacou o prefeito Marcelo Rangel.

O secretário de Assistência Social, Julio Küller, também comemorou o bom uso do espaço para atender esse público. “Com essas cadeiras, garantimos mais qualidade de vida às pessoas com deficiência. A parceria com empresas da cidade foi fundamental para alcançarmos a nossa meta de 200 cadeiras. Estamos trabalhando para que todos os direitos sejam garantidos. A Secretaria, através do Departamento, também oferece transporte especial para pessoas com deficiência, de forma que eles tenham acesso a todos os espaços da cidade”, apontou o secretário.

Küller ainda informou que a secretaria está investindo na aquisição de três novos veículos adaptados para o transporte de pessoas com deficiência, aumentando para oito a frota do departamento. O prefeito Marcelo Rangel também adiantou que os ônibus da Rota da Acessibilidade já foram todos adquiridos e o projeto está em fase final para execução. Com essa rota, haverá transporte público em pontos estratégicos da cidade, garantindo acesso às instituições e entidades que fazem o atendimento de pessoas com deficiência na cidade.
Além desses investimentos e parcerias, a Secretaria Municipal de Assistência Social está em processo final de regulamentação de lei para realizar na cidade um censo das pessoas com deficiência. 

Com estas informações, será mais fácil para o município requisitar recursos e desenvolver políticas públicas voltadas ao público com deficiência, garantindo qualidade de vida e sua inclusão na sociedade. “Essas informações serão fundamentais para melhorarmos cada vez mais o serviço prestado a pessoa com deficiência, assim que tivermos mapeado as características desse público e suas necessidades em Ponta Grossa”, avaliou a diretora do departamento, Ana Cristina Duda.


Fonte: Prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.