domingo, 24 de março de 2013

Rangel anuncia data da primeira audiência pública do transporte



A primeira audiência pública destinada a discutir o funcionamento, as alternativas e as melhorias necessárias ao sistema de transporte coletivo urbano em Ponta Grossa já tem data. O prefeito Marcelo Rangel confirmou que a primeira audiência será na Câmara Municipal no dia 2 de abril, às 15h. “Queremos inaugurar, com essa audiência, um amplo processo de consulta popular e de discussão sobre o sistema de transporte coletivo. Estamos dentro do prazo para definir o modelo que queremos, a qualidade que merecemos e o custo que poderemos cobrir”, avalia Rangel.
Segundo o prefeito, as audiências serão focadas na discussão pública – e, portanto, aberta – das alternativas existentes em relação ao processo de modernização do transporte. “Acredito que se trata agora não apenas de adequar um contrato já velho de dez anos, mas um conceito muito mais antigo. Precisamos e merecemos um serviço de transporte de qualidade, a preço justo e alcançando todos que precisam”, registra. De acordo com Rangel, o sistema de transporte de Ponta Grossa pode e deve ser “muito melhorado”  a ponto de servir como incentivo à ampliação de seu uso, com a conseqüente redução do número de automóveis: “o transporte individual é caro, oneroso para a sociedade, ambientalmente crítico e socialmente complicado. Podemos ter uma opção mais inteligente priorizando o transporte coletivo e é isso que queremos discutir”.
A primeira audiência deve ser seguida por outras, até a formatação de uma proposta que, de acordo com o prefeito, pode resultar tanto numa nova regulamentação para o setor, com uma lei municipal mais adequada à realidade de Ponta Grossa e às aspirações e necessidades dos usuários, quanto para balizar a construção de um projeto básico para a nova licitação do serviço, “que deve priorizar sempre a maior qualidade pelo preço mais acessível”.
Há uma semana, o prefeito anunciou a intenção de estudar a implantação de corredores exclusivos – ou canaletas, onde possível – para o trânsito de veículos de transporte coletivo. Em outras oportunidades ele já demonstrou que pretende ver “roteiros mais inteligentes” nas linhas de ônibus, atendendo a um número maior de passageiros e com menor impacto no trânsito urbano. O prefeito de Ponta Grossa também se mostrou animado com as linhas expressas –  ônibus que ligam os terminais sem paradas intermediárias, que têm tido grande aceitação por representar um ganho considerável de tempo para os passageiros que optam por essas linhas.

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.