sexta-feira, 19 de abril de 2013

Saúde discute sistema de urgência e emergência


Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, e representantes dos hospitais estiveram reunidos ontem quinta-feira (18) na 3ª Regional de Saúde para discutir melhorias para o sistema de atendimento de urgência e emergência. Durante o encontro foram abordadas questões relacionadas ao “Programa Paraná Urgência”, desenvolvido pelo Estado e que terá como objetivo reforçar o sistema de atendimento aos casos de emergência em todas as regiões paranaenses. A reunião foi fundamental para a organização das redes de atendimento dos hospitais.
Segundo o secretário de Saúde do município, Erildo Muller, é necessário estabelecer critérios para o encaminhamento correto dos pacientes. “Faremos a capacitação dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde e do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), porque muitos casos não se enquadram como urgência e emergência”. Através de uma triagem os pacientes serão levados para os locais corretos de atendimento. Além disso, os funcionários das Unidades Básicas de Saúde serão orientados a dar assistência adequada às pessoas em situação de risco.
Os diretores dos hospitais receberam orientações sobre o “Programa Paraná Urgência”. Quatro hospitais de Ponta Grossa terão recursos ampliados e farão parte da rede. São eles o Hospital Bom Jesus, o Hospital Vicentino, o Hospital Regional e a Santa Casa de Misericórdia, que já fazem parte do programa HospSus, que investe na melhoria da estrutura física e de equipamentos de hospitais públicos e filantrópicos.

De acordo o superintendente da Secretaria Municipal de Saúde, Isaías Cantóia Luiz, é necessário organizar o atendimento dos hospitais que recepcionam casos de urgência e emergência. “O objetivo é reduzir o tempo de resposta nos serviços de urgência e emergência, o que diminui os índices de mortalidade”, explica.

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.