quarta-feira, 22 de maio de 2013

Menarca participa de encontro para capacitação de adolescentes para controle social

Foto: Voluntários do Menaca na primeira visita à APAM em 2013

Voluntárias do Projeto Menarca vão participar I Encontro Regional do projeto de Formação e Articulação de Adolescentes para a Participação e o Controle Social nesta quinta-feira (23/05) no Hotel Slaviero Executive, no bairro Olarias em Ponta Grossa. O encontro é promovido pela Ciranda (Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência), em parceria com o Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA-PR) e com a APAM (Associação de Promoção à Menina) de Ponta Grossa. O Menarca existe desde 2002, é formado por alunas voluntárias do Colégio SEPAM, e têm o objetivo de promover o debate sobre debate sobre a prevenção  da gravidez na adolescência e combate a doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), entre meninas de 11 até 15 anos de idade. Até o ano passado 22.000 meninas já receberam a visita das voluntárias do projeto.
O objetivo do evento é reunir jovens engajados em ações sociais na cidade para que construir uma rede de controle social às crianças e adolescentes da cidade, por isso o foco desse primeiro encontro inclui interação e formação em Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, palestra ministrada às 14h. No fim da tarde haverá uma eleição de representantes para o grupo de articulação a ser instaurado em Ponta Grossa. Por isso jovens de outras entidades de Ponta Grossa também forma convidados a participar da reunião, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Instituto João XXIII, Casa da Juventude (CPJ) e APAM. O encontro segue com reuniões futuras que ainda serão marcadas.
Para o professor Nelson Canabarro, coordenador de projetos de voluntariado no Colégio SEPAM, e criador do Menarca,  as voluntárias do projeto podem contribuir com sua experiência na participação juvenil  nos debates da reunião. E ainda completa “O projeto se fortalece com essa participação porque terá a oportunidade de trocar experiências e principalmente aprender com os outros jovens que lá estarão.”
Crédito: Arquivo SEPAM

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.