Evento será realizado em 12 de agosto, com participação online e presencial em Curitiba; inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas
Profissionais de recursos humanos, gestores e lideranças empresariais de Ponta Grossa e dos Campos Gerais poderão participar do Seminário Bi-Estadual de Aprendizagem Paraná & Santa Catarina, marcado para 12 de agosto de 2026.
A abertura será às 13h30, com início da programação às 14h e encerramento previsto para as 16h30. A organização informa que o evento terá formato híbrido: presencialmente na sede da GERAR CIC, em Curitiba, e online, com transmissão pelo YouTube. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela plataforma Sympla.
Promovido pela GERAR, o encontro discutirá como a aprendizagem profissional pode contribuir para a formação de jovens, a renovação das equipes, a retenção de talentos e a inovação nas empresas do Paraná e de Santa Catarina.
Formação de jovens e futuro das empresas
Com o tema “Visão para ir longe”, o seminário foi direcionado principalmente a gestores de recursos humanos, executivos, Business Partners e lideranças empresariais.
Entre os assuntos previstos estão visão de mercado, expansão, propósito, inteligência colaborativa e os desafios para integrar uma nova geração de profissionais às organizações. A proposta é aproximar especialistas do poder público e do setor empresarial para discutir experiências relacionadas à aprendizagem e ao desenvolvimento de talentos.
A aprendizagem profissional é uma política pública destinada à inclusão de adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho. Para pessoas com deficiência, não existe limite máximo de idade. O modelo combina formação profissional com contrato de trabalho de natureza especial.
Palestrantes confirmados
A programação divulgada pela GERAR apresenta quatro convidados:
- Rui Tavares: auditor-fiscal do Trabalho e chefe da Seção de Inspeção do Trabalho no Paraná;
- Cezar Couto: diretor-executivo do Grupo Lightsweet, especialista em gestão empresarial e associativismo e associado da GERAR;
- Taís Lisboa: coordenadora nacional de Aprendizagem e auditora-fiscal do Trabalho no Ministério do Trabalho e Emprego;
- Charmoniks Heuer: head de Recursos Humanos do Grupo Zonta e vice-presidente deliberativa da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Paraná.
A participação de Taís Lisboa como coordenadora nacional de Aprendizagem também aparece em documentação oficial do Senado Federal publicada em julho de 2026.
O que será discutido
A programação deverá abordar:
- formação e desenvolvimento de jovens profissionais;
- retenção de talentos nas empresas;
- inovação e expansão organizacional;
- integração de diferentes gerações no ambiente de trabalho;
- propósito e inteligência colaborativa;
- aprendizagem como estratégia de qualificação;
- aproximação entre empresas, profissionais e instituições.
A organização não divulgou, até o momento, a programação individual de cada palestra nem os horários específicos de participação dos convidados.
Como participar
A inscrição é gratuita e está disponível na página oficial do seminário no Sympla. A plataforma informa que os ingressos poderão ser obtidos até 12 de agosto, enquanto houver disponibilidade.
Quem optar pela modalidade online deverá acompanhar as orientações enviadas pela plataforma de inscrição para acessar a transmissão. Para participação presencial, o encontro será realizado na GERAR CIC, na Cidade Industrial de Curitiba.
