terça-feira, 21 de maio de 2013

Produtores elogiam parceria com prefeitura

Foto: Divulgação
Duas produtoras da região de Guaragi estiveram na Prefeitura de Ponta Grossa reunidas com o secretário Municipal de Abastecimento, Sérgio Zadorosny Filho, nesta terça-feira (21). Lucianita e Juliana Justus Olegário enalteceram a parceria com o governo municipal em benefício do programa Feira Verde, que troca materiais recicláveis por frutas, verduras e legumes. “Estamos muito felizes com a parceria, nos sentimos valorizados e seguros com a garantia de comercialização da nossa produção e asseguramos produtos frescos e de qualidade para o programa. Dessa forma, crescemos juntos”, destaca Lucianita.
Mãe e filha possuem uma propriedade de 13 hectares na região de Guaragi e lá produzem uma grande variedade de alimentos, como abobrinha, milho, abóbora, moranga, batata doce, mandioca, chuchu, batata, beterraba e cenoura. A produção é programada para atender o programa de acordo com a estação do ano. Lucianita revela que a parceria com a prefeitura é excelente e que já dura dois anos. “Para a prefeitura a parceria é vantajosa porque os produtores estão localizados na região e por isso os produtos são fresquinhos, muitas vezes retirados no mesmo dia. E para o produtor, além da garantia da venda, o Feira Verde é uma vitrine para os alimentos”, afirma Lucianita.
Em março, a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Abastecimento, promoveu uma das medidas mais relevantes na valorização dos pequenos produtores da região dos Campos Gerais. Na ocasião, o prefeito, Marcelo Rangel, assinou o decreto 6902, que regulamenta o Programa Municipal de Aquisição de Alimentos Direto do Agricultor Familiar, garantido o aumento do limite anual de compras dos pequenos produtores rurais de R$ 4.500 para R$ 8.000 por ano.
De acordo com dados da Secretaria de Agricultura e Pecuária, o aumento dos recursos irá beneficiar aproximadamente 110 produtores da região de Ponta Grossa. “Esse é um marco histórico para o fortalecimento do arranjo de produção local. Estamos viabilizando a compra de mais alimentos do pequeno produtor, que passa a ter a garantia da venda de um volume maior de sua produção e, na outra ponta, beneficiando programas sociais como o Feira Verde, que passa a contar com mais alimentos de qualidade”, avalia Zadorosny.

O Programa Municipal de Aquisição de Alimentos Direto do Agricultor Familiar é coordenado pela Secretaria Municipal de Abastecimento e depende da integração de iniciativas com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, EMATER/PR e dos Agricultores Familiares organizados em grupos formais ou informais. O programa tem como finalidade incentivar a agricultura familiar, compreendendo ações vinculadas à distribuição de produtos agrícolas àquelas pessoas em situação de insegurança alimentar ou que estejam enquadradas em programas ou projetos sociais aplicados pelo Município. Estão incluídos no programa os agricultores familiares que se enquadram no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF-DAP -, que produzam frutas, verduras e legumes no município. A entrega é programada e feita diretamente no depósito do programa Feira Verde.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Ponta Grossa   

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.