quinta-feira, 21 de novembro de 2013

CONSCIÊNCIA NEGRA SMAB

Foto: Divulgação
Para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, a Secretaria Municipal de Abastecimento prestou uma homenagem a quatro integrantes do Instituto Sorriso Negro, Onice Xavier da Silva Pacheco, Maria Lúcia Xavier da Silva, Sueli Menezes e Ariane Ramos Gava. “A data representa o resgate histórico da vida de Zumbi dos Palmares, que durante muito tempo foi visto como bicho do mato e hoje todos entendem que ele foi um herói, um exemplo de organização. O Dia da Consciência Negra é a busca pela autoestima do negro para que ele se sinta orgulhoso de suas origens”, explica Maria Lúcia, diretora do Instituto.
         Maria Lúcia, que também foi presidente do Movimento Negro de Ponta Grossa durante 14 anos, acrescenta que 27 % dos paranaenses são negros e pardos e que já foram identificados 38 Quilombos no Estado. Segundo a diretora, o Instituto Sorriso Negro é regional, abrangendo os 22 municípios dos Campos Gerais e possui mais de 650 pessoas. “Ponta Grossa também tem bastante representatividade negra. De acordo com nossos estudos, 20% da população de Ponta Grossa são negros e pardos e existem 300 terreiros de Umbanda na cidade”, afirma Maria Lúcia.      
Para o diretor do departamento de Abastecimento, João Alfredo de Matos Araújo, este é um momento de reflexão e de conscientização. “A população brasileira é resultado da miscigenação racial e muito da cultura de nosso país foi incorporada pelos negros africanos. Nada mais justo do que homenagear todos os negros por tudo o que representam, pela inegável contribuição para a construção da história do nosso Brasil”, salienta João Alfredo.

Assessoria de imprensa: SMAB

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.