terça-feira, 8 de abril de 2014

Revitalização da praça Marechal Floriano Peixoto entra na reta final

Foto: Divulgação
            Quem passa pela praça Marechal Floriano Peixoto, um dos principais cartões postais da cidade e que abriga a Igreja Catedral de Sant’Ana, já consegue perceber as mudanças significativas que foram feitas. A praça ganhou uma limpeza geral, poda e plantio de nova grama, plantio de flores, e além disso, os bancos estão sendo melhorados. A revitalização, que deve terminar nos próximos dias, também inclui nova iluminação e implantação de lixeiras. Após um estudo feito pela Secretaria de Meio Ambiente, foram retiradas algumas árvores que apresentavam condições baixas de fitossanidade (estavam doentes e não tinham condições de vida, podendo inclusive causar riscos à população).  No entanto, como incentivo à arborização foram plantadas novas árvores nativas.
            Para o taxista José Carlos Santos, que tem ponto fixo na praça Marechal Floriano, o local ganhou vida e ficou mais valorizado. “Estamos falando de uma área histórica da cidade, foi aqui que tudo começou. Por trabalhar aqui, estou acompanhando a revitalização desde o início, e está ficando maravilhoso. Eles retiraram árvores que precisavam ser retiradas. Com isso a praça ficou mais clara. Tudo está ficando muito bonito, plantaram flores, arrumaram a iluminação. Nós notamos que o fluxo de pessoas aumentou, depois que começaram a melhorar a estrutura. Acho que agora temos uma outra praça, com mais vida, mais alegria e que acolhe a todos”, diz Santos.  Moradora do Centro, a aposentada Eliane dos Santos costuma frequentar o local todos os dias, e ficou encantada com a reforma. “Nossa! Aqui é o lugar que eu costumo sentar pra ouvir os pássaros, para refletir e, antes aqui estava abandonado. Agora a praça está mais bonita, mais cuidada e com mais segurança, a guarda municipal sempre passa por aqui. Estou ansiosa para ver a minha praça toda revitalizada”, afirma Eliane.
            De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Alessandro Lozza de Moraes, agora falta só o acabamento: “estamos fazendo alguns ajustes, vamos terminar de plantar as flores, a CPS (Companhia Pontagrossense de Serviços) está arrumando alguns pontos nas calçadas, vamos passar verniz em todos os bancos e em breve teremos as obras da praça Marechal Floriano Peixoto concluídas”.
            Um dos grandes problemas enfrentados na praça eram os inúmeros buracos, que dificultavam a passagem das pessoas. “Nós estamos arrumando todos os buracos que existiam na praça, estamos felizes, por que as pessoas passam e nos elogiam e parabenizam pelo trabalho. Isso é muito gratificante. Além de exercer a nossa função, estamos contribuindo para manter viva uma praça que faz parte da história de Ponta Grossa”, diz o funcionário da Companhia Pontagrossense de Serviços (CPS), Eurico Talevi Betim. A revitalização da praça Marechal Floriano Peixoto é uma parceria das secretarias de Obras e Serviços Públicos, de Meio Ambiente e da Companhia de Pontagrossense de Serviços (CPS).
Praças que já foram revitalizadas

Praça Barão de Guaraúna (Igreja dos Polacos - Centro)
Praça Duque de Caxias (Oficinas)
Praça Getúlio Vargas (Nova Rússia)
Praça Simon Bolívar (Oficinas)

Praça Margarida Moro (Jardim América)

Fonte: Assessoria de comunicação da prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.