terça-feira, 8 de abril de 2014

Saúde reforça a importância da prevenção

Foto: Divulgação
         A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Saúde, iniciou, ontem segunda-feira (07), as comemorações do Dia Mundial da Saúde, com diversas atividades de prevenção e promoção à saúde, no Parque Ambiental. As ações prosseguem durante toda a semana e serão desenvolvidas nas unidades de saúde do município. De terça a sexta-feira, cada unidade programou ações para serem trabalhadas com os usuários, como caminhadas, palestras e orientações.
         Durante toda a segunda-feira, as pessoas que passaram pelo Parque Ambiental foram orientadas sobre diversos assuntos relacionados à saúde, como câncer bucal, doenças crônicas, doenças sexualmente transmissíveis, cuidados com os dentes, e muitos outros temas. Foi feita também a verificação da pressão arterial e do índice glicêmico no sangue. Pessoas que apresentaram resultados acima do normal foram encaminhadas para as unidades de saúde para uma avaliação mais criteriosa.
         Em Ponta Grossa, o Dia Mundial da Saúde pretende fazer com que as pessoas reflitam sobre a prevenção da saúde. Segundo o superintendente da Secretaria de Saúde, Isaias Cantóia, muitas vezes as pessoas tomam alguma atitude quando a doença aparece. A prevenção pode ser feita com hábitos saudáveis, alimentação correta, exercícios físicos, visitas mais freqüentes aos médicos. “Prevenir é mais fácil e eficaz do que esperar a doença chegar para só então tratá-la. Queremos que as pessoas se cuidem”, disse Cantóia.
         De acordo com Cantóia, as atividades que serão realizadas nas unidades de saúde durante esta semana enfocarão as doenças crônicas, aquelas que não colocam em risco a vida da pessoa num prazo curto, mas que são sérias. “Queremos alertas a população para este mal silencioso, que é a doença crônica”, disse o superintendente da Secretaria Municipal de Saúde, Isaias Contoia.  O superintendente lembra que a pessoa que convive com alguma desta doença – como, por exemplo, hipertensão, diabetes – consegue levar uma vida normal, adotando, juntamente com a medicação, hábitos saudáveis.
         A promoção do Dia Mundial da Saúde em Ponta Grossa contou com a participação também da Secretaria de Educação, que apresentou o projeto Saúde na Escola, responsável pelo atendimento, diagnóstico e tratamento de problemas de visão, audição e da fala em crianças da Rede Municipal de Educação. O programa pretende detectar precocemente qualquer problema para melhorar o desenvolvimento e rendimento escolar dos alunos. “Nesta semana, vamos reforçar com as crianças e a família a importância da prevenção à saúde”, disse a secretária de Educação, Esméria Saveli. Juntamente com as Secretarias de Saúde e Educação, participaram também do Dia Mundial da Saúde acadêmicos da área de saúde da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Cescage, e o 3º Batalhão de Infantaria Blindada. 
Programação da Semana Comemorativa do Dia Mundial da Saúde:

Terça-feira
15h – Roda de Terapia Comunitária na Associação de Moradores da Vila Odete - USF CESAR MILLEO

Quarta-feira
 - Unidade Nilton Luiz de Castro:
8h – Caminhada
- Unidade Silas Sallen:
8h Caminhada
Dia todo voltado para a promoção a saúde, com palestras exames e orientações
Unidade Antero de Melo:
7h – Orientações e exames para o Grupo de Diabéticos
8h – Caminhada
Unidade Adilson Baggio:
8h Caminhada
13h30 – Orientações para grupo de Hipertenso

Quinta-feira
Unidade José da Silva Ribeiro:
 - Pesagem, orientações nutricionais com a Pastoral da Criança na Igreja Medianeira
Unidade Lubomir Urban:
8h – Realização de testes rápidos em gestantes e grupos de dança

Sexta-feira
Unidade Madre Josefa:
8h às 16h – dia dedicado ao Dia Mundial da Saúde com exames, palestras e orientações.

Fonte: Assessoria de comunicação da prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.