quarta-feira, 14 de maio de 2014

Ponta Grossa capacita mais de 3 mil profissionais

Foto: Divulgação
Ponta Grossa foi uma das primeiras cidades do Brasil a ser contemplada pelo Governo Federal com os cursos do Pronatec trabalhador, que oferece capacitação para quem já está no mercado de trabalho. Serão oferecidos, através desta modalidade do Pronatec, 15 cursos em diversas áreas, que beneficiarão cerca de 300 pessoas. Serão ofertados os cursos de Confeiteiro, Eletricista Predial e Industrial, Carpinteiro, Armador, Operador de Empilhadeira, Cozinheiro, Vendedor, Auxiliar Administrativo, Açougueiro, Mecânico Industrial, Mecânico de Automóvel, Auxiliar de Padeiro, Operador de Supermercado, Almoxarife e Operador de Pá Carregadeira. Os cursos serão desenvolvidos a partir do segundo semestre e as inscrições para os cursos podem ser feitas na Agência do Trabalhador.
A seriedade do trabalho que o município vem desenvolvendo na qualificação profissional foram os responsáveis por colocar Ponta Grossa entre as primeiras cidades beneficiadas pelo Pronatec Trabalhador. Os resultados são mostrados em números: de 2013 até o momento, 1904 pessoas foram capacitadas em diversas áreas. A projeção para até o final deste ano é de que mais 1.410 profissionais tenham passado pela capacitação profissional. Os cursos são em diversos setores e são desenvolvidos em parcerias com governo federal e iniciativa privada.
         O diretor da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Nilton Gomes, explica que antes de executar um curso, são feitos estudos pela Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, que embasam um levantamento da demanda do município. Atualmente, as áreas que mais precisam de mão de obra capacitada são construção civil e prestação de serviços. “Ponta Grossa está num ritmo acelerado de crescimento, com a vinda de muitas empresas e indústrias que necessitam desta mão de obra”, diz. “Estamos preparando esses profissionais para o mercado”, completa o diretor.
         O trabalho que vem sendo desenvolvido pelo municipio nos últimos 18 meses, tanto na capacitação, quanto na atração de novos investimentos, também pode ser percebido através da Agência do Trabalhador. No ano passado, foram abertas em Ponta Grossa 9 mil vagas de trabalho. Os números para este ano mostram-se ainda melhores: de janeiro até agora, outras cinco mil vagas foram abertas, e até o final do ano, a perspectiva é de ultrapassar 9 mil postos de trabalho. Em outra ponta, a Agência do trabalhador encaminhou para o mercado de trabalho, de 2013 até agora, 50.440 pessoas. “São com estes números que conseguimos ser contemplados pelo Pronatec”, diz o gerente da Agência do Trabalhador, Vitor Hugo de Oliveira.

Fonte: Assessoria de comunicação da prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.