terça-feira, 10 de junho de 2014

Prefeitura fomenta parceria entre Copel e Associações de Catadores de Materiais Recicláveis

Convênio entre a Copel e as associações foi assinado nesta terça-feira (10),
durante ato público com a presença do prefeito Marcelo Rangel 
Foto: Divulgação
            Uma parceria entre as Associações de Catadores de Materiais Recicláveis e a Copel foi firmada nesta terça-feira (10), por intermédio da Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Meio Ambiente. Por meio do convênio, a Copel, encaminha para as associações todos os materiais que podem ser reciclados. Esta é uma grande contribuição para os catadores também chamados mundialmente de “colaboradores ambientais”, pelo grande papel que desempenham em defesa do meio ambiente. Ponta Grossa conta com cinco associações que trabalham com reciclagem: a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ponta Grossa (Acamar), a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Uvaranas (Acamaruva), a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Oficinas (Acamaro), a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da Nova Rússia (Acamaru) e a Associação dos Recicladores Rei do Pet (Arrep). Todas recebem materiais do Programa Feira Verde, dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e de doações de escolas e empresas.
            De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Valdenor Paulo do Nascimento ‘Cenoura’, a intenção é que outras empresas participem de projetos como este. “Estamos buscando mais parceiros, quanto mais empresas participarem, mas renda será gerada para as famílias que sobrevivem da reciclagem. Além disso, estas empresas estarão contribuindo diretamente com a preservação da natureza”, diz Cenoura.
            O presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ponta Grossa (Acamar), Manoel Francisco Lima de Oliveira, destaca que hoje o tratamento que os catadores recebem da prefeitura é diferenciado. “É a primeira vez que um governo tem um contato direto conosco. O secretário de Meio Ambiente faz visitas nas nossas associações, o prefeito nos recebe em seu gabinete. Isso é importante por que podemos trazer as nossas dificuldades para o poder público e também contribuir para o desenvolvimento da cidade. Graças ao apoio da prefeitura e a parcerias como esta da Copel, nós podemos trabalhar com mais dignidade, dessa forma, garantimos o sustento de muitas famílias, e também estamos contribuindo o meio ambiente”, diz
            Melhorar a condição de vida das pessoas e ainda deixar o meio ambiente com mais qualidade de vida e com o maior reaproveitamento dos resíduos é um dos trabalhos considerados prioritários pelo prefeito Marcelo Rangel: “precisamos agradecer a parceria da Copel e de outras empresas que estão somando conosco, com o ideal de preservar o meio ambiente e dar o sustento a tantas famílias. Vale lembrar, que além da Secretaria de Meio Ambiente, que desenvolve um papel fundamental, temos também o Programa Feira Verde que é desenvolvido pela Secretaria de Abastecimento. Com o Feira Verde, as pessoas trocam materiais recicláveis, por frutas, verduras, leite, ovos e mel. A nossa intenção é sempre atrair novos parceiros para programas socioambientais”, afirma Rangel.
            O coordenador da Comissão Interna Social Ambiental da Copel, Darcy Alberto Belinski, explica que a empresa possui grande atuação em projetos que privam pela melhoria de vida das pessoas e da qualidade do meio ambiente. “Podemos afirmar que este é um convênio também de inclusão social, pois estamos facilitando a vida das pessoas que trabalham com a reciclagem, enaltecendo a grande função social de cada um deles”.
            Também participaram da assinatura do convênio os vereadores Romualdo Camargo, Rogério Mioduski, Isaias Salustiano, Daniel Milla, Marcelo de Barros ‘Careca’, o gerente do Departamento Centro-Sul da Copel, Mário Roberto Mendes Correia e representantes das cinco associações dos catadores de materiais recicláveis. 

Fonte: Assessoria de comunicação da prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.