quinta-feira, 31 de julho de 2014

Ônibus adaptados atenderão a mais alunos cadeirantes

Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Educação recebeu dois novos micro-ônibus exclusivos para o transporte de cadeirantes. Totalmente adaptados, os veículos atenderão alunos da rede municipal e estadual de ensino. Com investimento de R$ 472 mil, os ônibus poderão transportar, cada um, com total segurança cinco cadeirantes e oito acompanhantes. As chaves dos novos ônibus foram recebidas das mãos do prefeito Marcelo Rangel para a secretária de Educação, Esméria Saveli, durante a cerimônia oficial de entrega, na manhã de ontem.
Com os novos ônibus, a Secretaria Municipal de Educação poderá atender a mais alunos. Hoje são transportadas por um único veículo seis crianças deficientes, atendendo uma rota de seis escolas, entre municipais e estaduais. Doze alunos que estão á espera do transporte especial serão atendidos pelos novos ônibus, que farão uma nova rota que vem sendo estudada pela equipe da Secretaria de Educação. “Este é o primeiro passo para a rota da acessibilidade, que pretendo implantar em Ponta Grossa. Nossas crianças merecem sempre o melhor do que podemos oferecer”, disse o prefeito.
Participaram da cerimônia de entrega dos microônibus o prefeito Marcelo Rangel, a secretária municipal de Educação, Esméria Saveli; os secretários de Governo, Ricardo Linhares, de Assistência Social, Júlio Kuller, e de Meio Ambiente, Paulo Cenoura; o presidente da Fundação Municipal de Turismo, Eldo Bortolini; e os vereadores Delmar Pimentel e Luiz Bertoldo.

Transporte escolar
Além do transporte para alunos cadeirantes, a Secretaria Municipal de Educação é responsável também pelo transporte rural de cerca de 3 mil alunos, em 43 rotas. Além de cumprir com as normas exigidas pela legislação nacional, o município criou regras específicas que são fiscalizadas com todo rigor, como, por exemplo, o acompanhamento de um monitor qualificado para a função, para cada veículo que transporta os alunos. As normas valem tanto para quem usa o transporte quanto para a empresa que realiza o serviço. Todos os alunos que utilizam o transporte escolar são cadastrados e todos devem apresentar as carteirinhas.
Para o transporte urbano, os alunos da rede municipal e estadual de ensino recebem créditos para o cartão do transporte público. Os créditos são disponibilizados para alunos de famílias com renda de no máximo dois salários mínimos e que morem a pelo menos um quilometro da escola. O sistema de crédito atende a 800 alunos. O crédito é válido para o trajeto especifico entre a casa do aluno até a escola onde estuda.

Fonte: Assessoria de comunicação da prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.