sábado, 2 de agosto de 2014

PG tem representação em evento nacional sobre Segurança Cidadã

Foto: Divulgação
A Prefeitura Ponta Grossa, através da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública e do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), foi representada pelo Comandante da Guarda Municipal, Alessandro de Macedo, no evento nacional sobre Convivência e Segurança Cidadã, em Caxias do Sul (RS), entre os dias 21 a 25 de julho. A capacitação foi promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e do Ministério da Justiça. O evento reuniu representantes de segurança de todo o Brasil.
O curso foi importante para a capacitação profissional da equipe da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública e tratou sobre políticas públicas de combate a marginalização, através de estímulo a cidadania. Segundo o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Ari Lovato, o convite para a participação no curso é um momento histórico para a Guarda Municipal de Ponta Grossa. “Esta é a primeira vez que participamos de um curso específico das Nações Unidas, podendo capacitar guardas municipais para futuras operações junto à ONU”, diz o secretário.
Para Lovato, a segurança cidadã – aquela que aproxima as forças de segurança à comunidade - deve ser aplicada por todas as polícias, mas é a Guarda Municipal que tem o papel principal na sua execução. “A Guarda Municipal é uma instituição de natureza policial, porém, com um trabalho complementar às outras polícias, sem confundir seus trabalhos de natureza preventiva”, defende o secretário. O curso Convivência e Segurança Cidadã abordou temas como governabilidade, democracia, desenvolvimento e direitos humanos, participação cidadã, formação e modernização da atuação policial, gestão da política pública de segurança, mediação de conflitos, redução de fatores de risco, prevenção social do crime e das violências, entre outros. 
Para o comandante Macedo, o curso foi importante e muitas das ações propostas já são desenvolvidas pela Secretaria de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa, como, por exemplo, os projetos Cidadania na Escola, Praça Segura, Pichar é Crime, entre outros. “A Guarda Municipal de Ponta Grossa já desenvolve este trabalho de segurança com maior proximidade com a comunidade, junto com os munícipes. O curso nos mostra que estamos no caminho certo”, diz Macedo.

Fonte: Assessoria de comunicação da prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.