segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Semana do Peixe incentiva consumo local

Foto: Divulgação
Incluir maior volume de pescado na alimentação das pessoas por se tratar de um alimento nutritivo e saudável é a meta da Semana do Peixe, que acontece em Ponta Grossa, de 1º a 15 de setembro. A Prefeitura de Ponta Grossa está promovendo a mobilização para contribuir com o fomento à piscicultura e toda sua cadeia produtiva local. Hoje segunda-feira (1º), acontece a abertura da Semana do Peixe, com a presença do Caminhão do Peixe, das 7h às 17h, no Parque Ambiental Governador Manoel Ribas, ao lado do Mercado da Família do Centro.
De acordo com o Chefe do Escritório Regional do Ministério da Pesca, Carlos Adriano Caju, a ideia é promover ações que incentivem a produção e a comercialização de peixe em Ponta Grossa. “Preparamos o funcionamento do Caminhão do Peixe em diferentes locais nesse período, além da promoção maciça de vendas em supermercados, bares e restaurantes, cujo suporte se dá pela distribuição de material informativo e realização de festivais gastronômicos com o peixe como prato principal”, revela Caju.
A Semana do Peixe é parte da Campanha Nacional de Incentivo ao Consumo de Pescado, promovida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA – junto aos consumidores brasileiros. Em Ponta Grossa, foi aprovada, em maio deste ano, a Lei 11.789, de autoria do vereador Pastor Luiz Bertoldo, que institui no âmbito do município a Semana do Peixe, que deve acontecer anualmente no período de 1º a 15 de setembro. “A intenção é que os pequenos e médios piscicultores recebam informações e orientações sobre a produção de peixe para melhorar a produtividade e a renda, fomentando a piscicultura no município e incentivando o consumo desse alimento”, disse o pastor Bertoldo.
Para o Secretário de Abastecimento, Sérgio Zadorosny Filho, trata-se de aproveitar a mobilização Nacional para promover benefícios locais, auxiliando o pequeno e médio produtor e fomentando a cadeia produtiva do peixe. “Sabemos que Ponta Grossa tem um enorme potencial para a piscicultura e aquicultura e pretendemos explorar o setor, oferecendo mais suporte para que o arranjo de produção local se desenvolva e garantindo a comercialização de boa parte da produção. A Semana Municipal do Peixe contribui decisivamente para divulgar e incentivar o consumo do alimento na cidade”, ressalta Zadorosny.

FUNCIONAMENTO DO CAMINHÃO DO PEIXE

Dia: 01/09 – abertura da Semana do Peixe, das 7h às 17h, no Parque Ambiental, ao lado do Mercado Municipal;

Dia: 06/09 – das 7h às 17h, ao lado do Mercado da Família Santa Paula;

Dia: 08/09 –  Parque Ambiental, das 7h às 17h, ao lado do Mercado da Família;

Dia: 08/09 – das 7h às 17h, Ana Praça Simon Bolivar (Avenida Visconde de Mauá);

Dia: 09/09 – Ao lado do Mercado da Família do Parque Nossa Senhora das Graças, das 7h às 17h;

Dia: 14/09 – ao lado do Terminal de Uvaranas (rua Vicente Espósito), das 7h às 17h;

Dia: 15/09 – Desfile Cívico – Parque Ambiental Governador Manoel Ribas, das 7h ás 17h;

Dia: 20/09 – Praça João Vargas de Oliveira (avenida Dom Pedro II), das 7h às 17h. 

Fonte: Assessoria de comunicação da SMAB

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.