quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Mudanças em ruas de Ponta Grossa garantem maior mobilidade

Foto: Divulgação
A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), vem trabalhando para melhorar o tráfego de veículos, principalmente no centro da cidade. São adequações necessárias para comportar o trânsito de uma cidade que está em constante crescimento. De acordo com a AMTT, a cada mês circulam pela cidade cerca de 700 novos veículos e as mudanças para comportar este novo trânsito estão sendo feitas há pouco tempo, há cerca de dois anos. As alterações também são importantes no plano de mobilidade do município, que pretende proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano.

Atualmente, a AMTT trabalha em três projetos de adequações de vias.  Neste final de semana, duas intervenções importantes foram feitas nas ruas Padre Lux e na Engenheiro Schamber, no centro de Ponta Grossa, com a abertura da segunda pista. Na Padre Lux a intervenção ocorreu entre a Coronel Dulcídio e a Augusto Ribas, e na Engenheiro Schamber a mudança está entre a XV de Novembro. A segunda pista está evitando congestionamento nos locais, garantindo mais fluidez do trânsito. “A cidade tem que se adequar ao crescimento e as possibilidades de mudanças são limitadas, principalmente no centro, já que Ponta Grossa conta com construções antigas, o que impossibilita o alargamento de ruas”, diz o presidente da AMTT, Eduardo Kalinoski.
         Outra mudança prevista para breve é a abertura da terceira pista na rua Paula Xavier, uma das mais importantes vias de Ponta Grossa, que cruza todo o centro da cidade, ligando o município do Sul ao Norte. Justamente por esta importância, hoje é uma das vias mais congestionadas no município. Kalinoski explica que a primeira fase da terceira pista na Paula Xavier ocorrerá entre as ruas Marechal Deodoro e a avenida Vicente Machado. Esta possibilidade já vinha sendo estudada pela AMTT há algum tempo e se mostrou viável para melhorar a fluidez do trânsito na região. “Com esta ação, nossos estudos apontaram uma melhoria na mobilidade de 40% na região”, diz o presidente da AMTT.
         Outra região que terá ajustes em vias é a Nova Rússia, nas proximidades do Hospital Bom Jesus. Até o final do mês, as ruas Bahia e a Barão de Capanema terão sentido único. Esta foi a melhor solução adotada para garantir o fluxo sem a necessidade da retirada do estacionamento. A rua Bahia terá sentido único entre a rua Manoel dos Santos Ribas e a avenida Ernesto Vilela. Já a Barão de Capanema terá o sentido único contrário à rua Bahia, entre a avenida Ernesto Vilela e a rua Manoel dos Santos Ribas.

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.