Foto: Guilherme Gomide (Crédito: Valterci Santos) |
O curitibano
Guilherme Gomide, CEO da Mirum na América Latina foi o convidado do
"Estrela da Manhã", evento promovido pela ADVB-PR (Associação dos
Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - Seção Paraná), realizado na última terça (09), no Hotel Bourbon, em Curitiba. Para uma plateia composta por
empresários e executivos da capital Gomide falou como a tecnologia é uma
oportunidade de negócio.
Segundo o CEO da
Mirum - grupo global que pertencente ao Grupo WPP -, a forma de comunicação e
interação entre empresas e clientes mudou, por isso, as plataformas são
desenvolvidas para serem utilizadas no celular e posteriormente adaptadas para
o uso em computador. Os jovens, entre 15 e 35, são os vetores dessa mudança, já
que vivem conectados, com o smartphone sempre à mão.
Para Gomide, que
é empreendedor desde a adolescência, a tecnologia é uma oportunidade para
reinventar diversas indústrias, pois, segundo ele, em 10 anos, a previsão é que
40% das 500 maiores empresas americanas deixem de existir. "Temos que nos
preparar para três revoluções: genética/biotecnologia, nanotecnologia e
inteligência artificial/robótica. Estamos passando por mudanças, cada um decide
se quer ser agente ou impactado com as transformações", destaca.
O mercado de
trabalho está mudando, novas profissões e oportunidades de negócios estão
surgindo. "Ter conhecimento em programação é característica essencial para
o mercado de trabalho daqui pra frente. Quem não souber ou não tiver noções de
programação vai perder oportunidades", conclui.
Sobre o
convidado: Guilherme Gomide fundou sua primeira empresa de computação gráfica
em 1991, quando ainda estava na faculdade. Em 1995, lançou uma empresa de
produção multimídia denominada Mídia Digital, que se tornou uma agência no
início de 2000. Desde então, tem investido em várias empresas
"startup" digitais. Um dos pioneiros em Search Engine Marketing da
América Latina, ele transformou a agência digital em um local de referência no
assunto. Em 2008, fundou a sua segunda agência, denominada i-Cherry,
especializada em Search Marketing. Ambas agências empregavam em torno de 300
colaboradores, e, em maio de 2010, foram adquiridas pelo grupo WPP. Após essa
aquisição, em junho de 2011, a agência se fundiu com a RMG, tornando-se a
Agência CASA - servindo clientes de diversas cidades, entre elas São Paulo e
Curitiba. Em janeiro de 2015, Gomide assumiu o cargo de CEO da Mirum para toda
a América Latina.
Sobre a ADVB-PR:
Há mais de 50 anos, a ADVB-PR atua para o desenvolvimento da atividade
empresarial paranaense, valorizando os profissionais e empresas do Estado por
meio do intercâmbio de conhecimento, experiências e ideias entre associados e
profissionais de expressão nacional e internacional. Com a promoção de eventos
e atividades realizadas em parceira com a iniciativa privada, visando à
atualização, qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais das áreas de
Marketing, Vendas, Comunicação e Gestão Empresarial, a ADVB-PR contribui com
centenas de empresas e instituições paranaenses na busca por mais eficiência,
qualidade e competência. Além do Top de Marketing e do Prêmio Personalidade, a
entidade ainda realiza outros eventos, como o Estrela da Manhã.
Fonte: Central Press