segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Carambeí tem sinal de internet gratuito na Praça Digital

Foto: Divulgação
A Praça Cívica na área central de Carambeí passa ter um atrativo para os moradores e visitantes da cidade. O sinal wi-fi gratuito foi inaugurado no último dia (27) pelo prefeito Osmar Blum, com a presença de secretários municipais, vereadores e população. Trata-se da primeira iniciativa no município para tornar Carambeí, na região dos Campos Gerais do Paraná, uma Cidade Digital.
“Esse processo da nossa cidade digital já faz dois anos que estamos buscando. A ideia é encurtar distâncias, estimular o conhecimento de uma forma mais rápida e fazer com que as pessoas criem o hábito de vir para a praça”, destacou o prefeito durante a inauguração da Praça Digital.

Segundo o Prefeito, a intenção é expandir a inclusão digital no município, levando o sinal de internet gratuito para toda a população da área urbana e rural. Além de fomentar o acesso à informação, as cidades digitais possibilitam modernizar a administração municipal e os serviços públicos através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). “A tecnologia quando é bem utilizada melhora a vida das pessoas”, afirmou Blum.

Os moradores já estão aproveitando o sinal da Praça Digital. Até a tarde desta quinta-feira quando foi inaugurada, já eram mais de 730 cadastros, feitos durante o período de testes dos equipamentos e sinal. São 3MB full de fibra óptica, sem limitação de banda, para população navegar.

Com uma economia fortemente agrícola no município, o vereador Ilson Caninana já percebia a necessidade de fomentar o acesso à informação na localidade. Inspirado no projeto Telêmaco Borba Digital, que oferta o sinal de internet gratuitamente em toda a extensão da cidade, o vereador conta que já havia protocolado em fevereiro deste ano um requerimento na Câmara para implantação da cidade digital.

“Tenho 30 produtores de Telêmaco Borba que recebo o pedido por e-mail”, lembra Caninana, que também é empresário, sobre as dificuldades de comunicação antes enfrentadas sem o sinal de internet naquele município. “A tecnologia vem trazer vantagem e quem sai ganhando é a população”, completa.

A vereadora Jussara Tonon também destacou a importância da Prefeitura iniciar o processo de inclusão digital em Carambeí. “Hoje a internet é essencial em tudo. É uma ferramenta de trabalho. Fiz uma indicação na Câmara para que as sessões fossem transmitidas pela internet. Assim a população estaria presente em todo o trabalho do Legislativo. A transparência também está aí através da internet. Sem ela a população não teria acesso ao que estamos fazendo e a terceira idade, a juventude, não tem como interagir com o mundo”, analisa a vereadora.

Fonte: Prefeitura de Carambeí

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.