Brinde ao sucesso do Salão de Turismo dos Campos Gerais
Foto: André Jonsson/Czekalski |
Inovação e
sucesso, essas são as principais palavras relacionadas ao I Salão de Turismo
dos Campos Gerais, pelos organizadores, expositores e visitantes do evento, que
em seus dois dias aberto ao público, 28 e 29, recebeu mais de seis mil pessoas,
que acompanharam atrações culturais de Ponta Grossa, Castro e Tibagi,
apreciaram releituras de pratos típicos da região, participaram de palestras e
lançamento de produtos inovadores.
Realizado pela
Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur), com apoio do
Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau (PGCG CVB), Sebrae
e Feel Gestão de Marcas, com patrocínio da CCR Rodonorte, o Salão é considerado
um sucesso. Segundo Douglas da Costa, presidente da Adetur, o evento demonstrou
o que a região tem de melhor aos visitantes e moradores. “O Salão de Turismo
dos Campos Gerais veio em boa hora, pudemos mostrar que a região está
estruturado para receber visitantes”.
O sucesso é
tanto, que em 2016 o I Salão terá espaço no Festival Internacional de Turismo
das Cataratas (FIT), considerado o segundo maior festival do gênero da região
sul. “Estar no FIT é uma marco para a região e mostra que os Campos Gerais do
Paraná está se desenvolvendo para ser um destino turístico do Estado”, afirma
Douglas da Costa.
A CCR Rodonorte
foi a patrocinadora do evento. A concessionária cuida há 18 anos das estradas da
região, atuando em 10 municípios dos Campos Gerais que estão ao longo das
rodovias que administra. Para Simone Suzzin, gestora de relações institucionais
da CCR Rodonorte, o evento foi positivo para toda região por trazer
conhecimento e gerar negócios. “O resultado da divulgação dos nossos atrativos
turísticos vai incentivar a população da nossa região a conhecer as nossas
belezas naturais, movimentar a economia e colaborar para o desenvolvimento de
todos os municípios dos Campos Gerais, a CCR Rodonorte se orgulha em ter sido
um dos parceiros do Salão de Turismo dos Campos Gerais".
Diversas
autoridades passaram pelo I Salão, como o presidente da Paraná Turismo, Jacó
Gimenes, que conheceu estandes, ministrou palestras e conversou com os
jornalistas participantes da Presstur. Segundo Gimenes, a região está se
desenvolvendo e logo os Campos Gerais do Paraná será rota fixa do turismo
paraense. “Estou saindo impressionado, o evento mostra a força de todos os
envolvidos no turismo, que em breve será um dos maiores eventos do Estado”.
Jacó Gimenes também participou de uma reunião com o presidente, Douglas da
Costa e a gerente executiva da Adetur, Karen Kobilarz.
Analisado como de
resultado de médio e longo prazo, o Salão contou com 30 expositores, que
puderam mostrar um pouco dos seus serviços e receber certificações, caso da
Frederica’s Koffiehuis, que recebeu a certificação do Programa Alimento Seguro (PAS),
do Senac em parceria com o Sebrae. “A certificação é importante para nós, pois
mostra o que sempre buscamos oferecer aos nossos clientes, um empreendimento
seguro”, afirma Christian Dykstra, proprietário da Frederica’s. Ainda de acordo
com Dykstra o próximo passo é conquistar a certificação ABNT.
Abertura
A abertura do I
Salão de Turismo dos Campos Gerais aconteceu na quinta-feira (27) no Premium Vila
Velha Hotel e recebeu diversas autoridades como o secretário de Esporte e
Turismo, Douglas Fabrício, o presidente da Abav PR, Roberto Bacóvis, o prefeito
de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, o gerente regional do Sebrae PR, Joel Franzin,
o presidente da Adetur, Douglas da Costa e a presidente do Ponta Grossa Campos
Gerais Convention & Visitors Bureau, Wagnilda Minasi. A abertura também
contou com a palestra Turismo e Gastronomia, ministrada por Beto Madalosso.
Evento aberto ao público
Nos dias 28 e 29
o evento foi aberto ao público, que no centro de convenções do Shopping
Palladium Ponta Grossa, acompanhou o descerramento da fita de abertura, a
releituras de pratos típicos, apresentações culturais, conheceu produtos
consolidados da região e aproveitou as promoções que aconteciam a todo momento.
Presstur
Nos dias 29 e
30, jornalistas conheceram a região. No sábado, a Presstur aconteceu em Castro
e no Parque Histórico de Carambeí. No domingo a visita foi no Parque Estadual
de Vila Velha. Os profissionais de Curitiba, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa
também acompanharam o evento, provaram alguns pratos, como a Herbata da Fazenda
Pousada Virá, e conversaram com Jacó Gimenes, presidente da Paraná Turismo.
Encerramento
No dia 30 houve
o encerramento do I Salão com sugestões de visitas aos atrativos turísticos da
região, como o programa Conhecendo PG, Caminhada Noturna no Parque Estadual de
Vilha Velha, visita ao Parque Histórico de Carambeí, visita ao Moinho da Castrolanda,
visita ao Canyon Guartelá, entre outros.
Fonte: Assessoria de Imprensa Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau