domingo, 5 de junho de 2016

Sindilojas realiza Assembleia sobre Convenção Coletiva de Trabalho

Foto: Divulgação
Na última terça-feira (31), o Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas) realizou a Assembleia Geral Extraordinária para a discutir a Convenção Coletiva do Trabalho 2016/2017 e demais reivindicações do Sindicato dos Empregados do Comércio de Ponta Grossa.

Foto: Divulgação
Cerca de quinze associados participaram do evento. Segundo o presidente do Sindilojas, José Loureiro, a negociação se concentra no valor do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), para que ele possa ser parcelado, e não nas demais cláusulas. “A situação econômica não está fácil, então, o que tentamos é uma negociação para que as duas partes possam sair satisfeitas”, explica.

Para o debate entre as entidades, o Sindilojas organizou uma comissão para apresentar a contraproposta. Esta comissão é composta por cinco membros associados ao Sindilojas e vai levar a negociação ainda esta semana aos representantes dos empregados do comércio. Segundo o assessor jurídico do Sindilojas, Gustavo Mandalozzo, compor a comissão é de extrema importância para que os valores e as parcelas possam ser discutidos democraticamente e os sindicatos consigam se entender dentro deste diálogo.

O empresário associado ao Sindilojas, João Bahls de Almeida Neto, diz que o resultado do debate que aconteceu na Assembleia foi consenso entre todos os presentes. “A crise econômica existe e o comércio já vê os reflexos. O momento é de união para que se consiga chegar a um acordo”, conta.

Acordo proposto pelo Sindilojas
Na Assembleia, a presidência e os associados do sindicato entraram no acordo de tentar a negociação apenas para fracionar a correção da inflação que, neste ano, colocou o INPC em 9,83%. Além de tentar manter o percentual, o Sindilojas pretende alinhar o pagamento em até três parcelas. A proposta é de que o período de pagamento fique a critério dos empresários, mas ocorra até dezembro de 2016.

Em 2015, o percentual do INPC estava em 8,34% e o Sindilojas fechou em 9,34%. O aumento de 1% de ganho real pela parte trabalhadora foi reflexo do cenário econômico que, no ano anterior, neste mesmo período, já estava em um momento de crise, porém, não tão expressiva como neste ano.

O que é o INPC
O INPC é medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 1979. Ele é obtido a partir dos Índices de Preços ao Consumidor (IPC) regionais e tem como objetivo oferecer a variação dos preços no mercado varejista, mostrando, assim, o aumento do custo de vida da população. O governo utiliza este mesmo índice como parâmetro para o reajuste de salários em negociações trabalhistas.

Fonte: Sindilojas

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.