06 abril 2020

Secretário de Educação do Paraná fala para Professores e Alunos

Foto: divulgação
Em coletiva de imprensa hoje dia (06) o Secretário de Estado da Educação e do Esporte (SEED) do Paraná, Renato Feder, esclarece dúvidas de professores e alunos.


Paraná inicia aulas para alunos da Rede Estadual em EaD, nesta segunda-feira (6), iniciou a implantação de pacote de ações que compõem o EAD Aula Paraná, para atender estudantes da rede estadual. As medidas preparadas pela pasta vão garantir que os mais de 1 milhão de alunos da rede estadual tenham seu processo de ensino e aprendizagem mantido enquanto perdurar a crise do coronavírus no País. As escolas somente serão reabertas quando a situação for considerada segura pelas autoridades sanitárias.

VEJA O QUE O SECRETÁRIO DISSE:


Vale salientar que a proposta obteve ampla aceitação por parte do Conselho Estadual de Educação (CEE), que deliberou a respeito com 17 votos a favor e apenas 1 contra.

Trata-se de semana de implantação da solução. Nesses primeiros dias, as aulas são transmitidas na TV aberta e no YouTube. Na televisão, a transmissão ocorre em multicanais da RIC TV, afiliada da Rede Record no Paraná. As emissoras seguem o padrão .2, .3, .4. Em Curitiba, por exemplo, onde a TV Record / RIC é o canal 7.1, as aulas dos estudantes dos 6° e 8° anos são transmitidas no canal 7.2, enquanto as dos 7° e 9° anos são no canal 7.3 e as do Ensino Médio são no canal 7.4. Confira a grade horária das aulas.

No YouTube, a transmissão é realizada nos mesmos horários da televisão. Os vídeos no YouTube já estão no ar.

Os links dos canais por região do Paraná, a grade horária e os links para as aulas no YouTube estão disponíveis no site da SEED. Clique Aqui.

A partir dos próximos dias, os estudantes também vão poder acompanhar as aulas pelo aplicativo Aula Paraná (que já pode ser baixado para Android e iOS). No aplicativo, além de acompanhar as aulas nos mesmos horários da televisão, o estudante poderá interagir com os professores e colegas em um chat em tempo real. Importante destacar que o aplicativo não vai consumir dados 3G e 4G, pois a SEED está providenciando pacotes de dados junto a todas as operadoras de telefonia.

A SEED também fechou parceria com o Google Classroom, sistema de gerenciamento do Google voltado a escolas.  Por lá, o aluno vai encontrar a descrição das aulas, links para documentos e materiais extras publicados pelos professores, links para o Google Forms (onde os professores poderão disponibilizar perguntas e enquetes) e links do YouTube das aulas já transmitidas. A previsão é de que nos próximos dias os estudantes comecem usar a solução, que está em fase final de implantação.

As presenças dos alunos serão computadas de acordo com as atividades propostas pelas aulas na TV, pelo celular e pelo computador, e entregues on-line. Alunos que não têm acesso à internet poderão entregar as atividades no papel em seus colégios, nos mesmos dias de entrega das merendas ou até 7 dias depois que as aulas voltarem a normalidade. 
Alunos que não têm acesso nem à TV nem à internet poderão retirar as atividades propostas quinzenalmente na escola, no dia da retirada da merenda, e entregar na próxima quinzena ou até 7 dias após a retomada das aulas normalmente.

Nos próximos dias, a SEED vai convocar coletiva de imprensa para anunciar o pacote completo de medidas relacionadas às aulas não presenciais.

Estão programadas duas lives importantes pela SEED. A primeira será com todos os profissionais da Rede Estadual, nesta quarta-feira, dia 8, às 9h. Outra live importante está programada para a próxima segunda-feira, dia 13, às 9h, com pais, mães e responsáveis.

Alunos do Ensino Médio que trabalham e não conseguem liberação de seus empregos para acompanhar as aulas nas transmissões ao vivo poderão assistir às aulas posteriormente, no YouTube, e fazer as atividades pelos aplicativos Aula Paraná e Google Classroom, que estão em implementação essa semana. A SEED estuda ainda a possibilidade de reprisar à noite, nos multicanais da TV Record / RIC Paraná, as aulas do EM, principalmente 3º ano. Essa definição será tomada nessa semana.