segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Novo secretário de Saúde o Dr. Erildo Vicente Muller


O prefeito Marcelo Rangel anunciou nesta segunda-feira o nome do novo secretário de Saúde, Erildo Vicente Muller, nome com “credenciais excepcionais” e com endosso da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva, concedida pelo prefeito, que teve a seu lado também o reitor da UEPG, João Carlos Gomes, e o novo secretário de Saúde. Inicialmente, Rangel explicou que a doutora Dulce Dirclair não pode assumir o cargo, optando por manter seu vínculo como docente da Universidade Federal do Paraná.
O novo secretário, Erildo Vicente Müller, já tem experiência no executivo: em duas oportunidades, foi secretário de Saúde no município de Candói. É mestre e doutor em Saúde Coletiva e graduado em Farmácia e Bioquímica pela UEPG. Até esta segunda-feira, respondia pela coordenação do Laboratório de Recursos Hídricos da UEPG, sendo também coordenador do curso de pós-graduação em Saúde Coletiva, da mesma instituição. Foi também vice-coordenador do núcleo de estudos em Saúde Coletiva, da UEPG, e tem especialização nas áreas de dispensação farmacêutica e citopatologia. É professor-adjunto da UEPG, nas disciplinas Epidemiologia, Análise em Saneamento Básico, Organização, Planejamento e Gerenciamento de Serviços de Saúde e Políticas de Saúde
Erildo é também autor de dezenas de artigos científicos, resumos, trabalhos, e um livro, “Saúde Pública”, pela UEPG, em 2010, com mais dois co-autores.
De acordo com o prefeito Marcelo Rangel, Erildo tem “experiência, formação técnica, vasto conhecimento e um respeito muito grande junto à comunidade acadêmica”. O chefe do Executivo também destacou que o novo secretário de Saúde participou ativamente do Comitê instituído pelo município – juntamente com UEPG, Regional de Saúde e instituições privadas e beneficentes de saúde – para a elaboração do novo Plano Municipal de Saúde, que tem como foco a atenção básica. “O nosso novo secretário tem amplo domínio dessa área e comunga conosco da noção de que investimentos em atenção básica são essenciais para oferecer cada vez melhores condições de vida e saúde para nossa população”, registrou Marcelo.
QUEM É
Erildo Vicente Muller possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela UEPG (1991) e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2005) e doutorado em saúde coletiva pela Escola Paulista de Medicina da Universidade federal de São Paulo (2011). Atualmente é coordenador do Laboratório de Recursos Hídricos da UEPG, e coordenador do curso de pós-graduação em Saúde Coletiva da UEPG. É professor Adjunto na Universidade Estadual de Ponta Grossa, nos cursos de Farmácia, Enfermagem e Medicina, nas disciplinas de saúde pública, epidemiologia, políticas de saúde e planejamento e gerenciamento de serviços de saúde. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia, atuando principalmente em pesquisa nos seguintes temas: epidemiologia, rastreamento de câncer cérvico-vaginal, epidemiologia de doenças crônicas e mortalidade por doenças cardiovasculares.

Formação acadêmica:
2008 - 2011
Doutorado em Saúde Coletiva (Conceito CAPES 3). 
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil. 
Título: DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA MORTALIDADE POR DOENÇAS CARDIOVASCULARES NO ESTADO DO PARANÁ 1970-2007., Ano de obtenção: 2011. 
Orientador: Suely Godoy Agostinho Gimeno. 
 
2003 - 2005
Mestrado em Saúde Coletiva. 
Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil. 
Título: Tendência de Mortalidade por câncer de colo de útero no Estado do Paraná 1980-2000, Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Maria Gabriela Haye Biazevic.

1999 - 1999
Especialização em Citopatologia. (Carga Horária: 475h). 
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil. 
Título: Prevalência de Gardenerella vaginalis no Município de Candói - 2000. 
Orientador: Andrea Timoteo dos Santos.

1995 - 1995
Especialização em Farmácia de Dispensação. (Carga Horária: 375h). 
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil. 
Título: Resíduos de Serviços de Saúde: Problema ou Desconhecimento. 
Orientador: Aparecida Olívia M Busch.

1988 - 1991
Graduação em Farmácia e Bioquímica. 
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.