terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Semana Pedagógica discute metas para os próximos anos


A Rede Municipal de Ensino iniciou ontem segunda-feira o ano letivo de 2013 com a abertura da Semana de Formação Pedagógica, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, que ocorre no Centro de Eventos até sexta-feira (08). Durante uma semana, toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação, envolvendo professores, diretores, equipe gestora das Escolas Municipais, escriturários, assistentes da Educação Infantil, serventes e merendeiras, participarão de atividades e discutirão as metas propostas para a educação nos próximos quatro anos.
“Nós temos o desafio de construir uma escola de qualidade, voltada para a infância”, disse a secretária de Educação, Esméria Saveli, aos 3 mil participantes do evento durante a abertura da Semana de Formação Pedagógica. “Devemos acreditar que todas as crianças são capazes de aprender. Se não conseguirmos isso, não somos professores”, disse a secretária, que a abriu o evento dando as boas vindas aos funcionários. A secretária também enfatizou a valorização dos professores e da importância da formação profissional de cada um.
As palestras programadas para a Semana de Formação Pedagógica acontecem sempre pela manhã, a partir das 8h30, e à tarde, a partir das 13h30. Nesta terça-feira, a programação será a palestra “Os desafios para construção de uma escola de qualidade voltada para a infância”, com a secretária Esméria Saveli, a partir das 8h30 para professores do Ensino Fundamental, e às13h30 para professores da Educação Infantil.
Na quarta-feira, a palestra da professora doutora Sueli de Fátima Fernandes falará sobre “Política de inclusão na Educação Infantil e Ensino Fundamental”, a partir das 8h30 no Centro de Eventos. Á tarde, a partir das 13h30, no Cine Teatro Ópera, a palestra será voltada para escriturários, serventes e merendeiras com o show motivacional “Chegou a hora – Servidor da Educação na era 2.0”, com o palestrante Roberto Stelmacki Júnior.
Na quinta-feira serão debatidos os temas Estatuto da Criança e do Adolescente e direitos humanos, no Centro de Eventos, no período da manhã (para professores do Ensino Fundamental) e à tarde (para professores da Educação Infantil). A primeira palestra, “O Estatuto da Criança e do Adolescente no contexto dos direitos humanos da população infanto-juvenil”, será ministrada pela professora mestre Cleide Lavoratti. A segunda será da professora mestre Marisa Marques Ribeiro, com o tema “A defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes pelos profissionais de educação”.
A Semana de Formação Pedagógica encerra na sexta-feira com quatro palestras. Ás 8h30, no Cine Teatro Ópera, a professora Beatriz Gomes Nadal falará sobre “Gestão democrática da escola – bases políticas e pedagógicas”. Esta palestra é voltada para diretoras e coordenadoras pedagógicas. No mesmo horário, no Centro de Eventos, professores do Ensino Fundamental assistirão à palestra “O ser professor e o prazer de educar”, com a professora Maria Virginia Bernardi Berger.
À tarde, no Cine Teatro Ópera, professores de educação física assistem à palestra do professor Miguel Archanjo de Freitas Júnior, que falará sobre “A educação física voltada para as crianças de 0 a 10 anos: Educação Infantil e Anos Iniciais”. No Centro de Eventos, a partir das 13h30, acontece a palestra “Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil”, com a palestrante Maria Odete Vieira Tenreiro, voltada para professores e assistentes da Educação Infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais visitadas da semana

Mais visitadas dos últimos 30 dias

Mais visitadas ano passado