quinta-feira, 25 de abril de 2013

CAMPANHA DE VACINAÇÃO


Todos profissionais ligados à saúde devem ser imunizados

Atendendo a uma recomendação do Governo Estadual, a Secretaria de Saúde de Ponta Grossa disponibilizou vacinas contra a gripe para todos os profissionais de saúde ativo. Para receber a dose, o profissional deve apresentar o documento do Conselho de Classe ou da carteira profissional. A Campanha de Vacinação segue até a próxima terça-feira (30) e atende a um grupo específico, formado por pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos incompletos, gestantes e portadores de doenças crônicas, que devem comprovar a situação.

No início da campanha, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde era de vacinar aproximadamente 58 mil pessoas, dentro do grupo específico da campanha. Entretanto, até o momento foram imunizadas 23.510 pessoas. A vacinação pode ser aplicada das 8h às 17h, nos postos de saúde de Ponta Grossa, com exceção da unidade do Núcleo Santa Terezinha. Uma equipe da Gerência de Imunização, ligada à Secretaria de Saúde, está fazendo a vacinação em domicílio em pessoas que necessitam da dose, mas não têm condições de irem a uma unidade de saúde.
 
A Influenza causa quadros agudos que afetam o sistema respiratório causando congestão nasal, rinorréia, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaléia. Os sintomas são muito parecidos com o resfriado comum e outras viroses respiratórias. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma ou duas semanas sem necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos, gestantes e portadores de quadros clínicos especiais, a infecções pode levar a formas clinicamente graves, pneumonia e morte. A principal intervenção em saúde pública para este agravo é a vacinação, que visa à redução de internações hospitalares, mortalidade e gastos com tratamento de infecções secundárias nos grupos que apresentam maior risco de evolução grave, ou seja, idosos, crianças e gestantes.

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.