sexta-feira, 3 de maio de 2013

Estradas Rurais poderão ter “Patrulha do Campo”


Foto: Divulgação
Ponta Grossa, os municípios de Palmeira e Porto Amazonas conquistaram nesta sexta-feira (3) o Consórcio Intermunicipal “Rota dos Campos Gerais”, para a implantação da Patrulha do Campo, que disponibilizará patrulhas rurais para o trabalho de readequação e melhoria de estradas rurais. Participaram da assinatura do Consórcio dos Campos Gerais, o prefeito Marcelo Rangel, os prefeitos de Palmeira e Porto Amazonas, Edir Havrechaki (PSC) e Ademir Schulli (PRP), o deputado federal, Sandro Alex (MD-PR), o secretário de Agricultura e Pecuária, Gustavo Ribas Neto e a secretária de Governo, Indianara Milléo.
Avaliado pelo prefeito Marcelo Rangel como uma “grande conquista”, o acordo possibilitará melhorias nas estradas rurais e deverá contribuir para o desenvolvimento industrial. “Precisamos celebrar essa união, Ponta Grossa e as cidades envolvidas terão muitos benefícios. Muitos dos problemas que enfrentamos na área rural são comuns às demais regiões, principalmente, o valor reduzido que dispomos para manutenção das estradas rurais”, destaca Rangel. O prefeito de Porto Amazonas, Ademir Schulli, afirma que são necessárias melhorias no maquinário: “nossas máquinas são inadequadas para atender a demanda, precisamos de adequações”.
Segundo o secretário de Agricultura e Pecuária, Gustavo Ribas Neto, as recuperações nas estradas são feitas de forma emergenciais devido à falta de verba, estrutura e maquinário. “A intenção é que as manutenções sejam periódicas, por isso, com essa união vamos fazer estudos e planejamentos adequados para que isso aconteça”, explica o secretário. O “Consórcio Rota dos Campos Gerais” terá um dos municípios como gestor, mas isso ainda será definido, juntamente, com a elaboração do regulamento. De acordo com o deputado federal Sandro Alex, nos próximos dias, o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, deverá receber os prefeitos para discutir e aprimorar o consórcio. “Hoje foi o primeiro passo, esta é uma grande integração, tenho o importante é que todos serão beneficiados, com o empenho dos três prefeitos, as famílias rurais serão auxiliadas”, afirma Sandro Alex. Para o prefeito de Palmeira, Edir Havrechaki, as quase 3 mil famílias que vivem na área rural do município terão grandes benefícios: “Estamos felizes em fazer parte deste consórcio, nossas estradas estão precárias e precisam de melhorias, com o auxilio da patrulha do campo pretendemos melhorar estas condições”

Como funciona o Programa Patrulha do Campo
De acordo com as informações do Governo do Estado, o “Patrulha do Campo” é coordenado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e executado pela Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) que é responsável por capacitar os operadores que vão executar a adequação e manutenção das estradas; elaborar projetos técnicos das estradas, disseminar esta prática junto aos municípios e fazer com que seja aplicada nos demais trechos a serem trabalhados e acompanhar junto aos Consórcios a execução das obras.
A Secretaria da Infraestrutura e Logística e, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) repassa os equipamentos e cuida da capacitação dos operadores de máquinas. Cada patrulha é composta por escavadeira, trator de esteira, pá-carregadeira, motoniveladora, rolo-compactador, caminhão-comboio, caminhonete, carreta para o transporte dos equipamentos e cinco caminhões basculantes. Os Consórcios são responsáveis pelos operadores de máquinas e gastos com combustíveis.


Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.