terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Ponta Grossa partilha know-how de programas sociais e ambientais

Foto: Divulgação
O prefeito Marcelo Rangel, acompanhado de diretores e funcionários da Secretaria Municipal de Abastecimento, recebeu o prefeito de Araucária, Olizandro José Ferreira, para troca de informações sobre os programas Feira Verde e Mercado da Família.
De acordo com o prefeito de Araucária, Olizandro José Ferreira, os programas são referência e a intenção é implantar o mesmo modelo. “Nós viemos conversar com os técnicos e saber como toda a estrutura funciona. Estes programas melhoram a vida de muitos cidadãos, além de beneficiar os produtores rurais”, diz.
O diretor da Secretaria Municipal de Abastecimento, Robson Lendezion, conta que desde o começo da nova gestão, os números contabilizados pela Secretaria Municipal de Abastecimento são positivos. “Cada produtor podia vender R$ 4 mil em produtos, agora o limite é de R$ 8 mil. Outra boa notícia é que o número de produtores cadastrados passou de 46 para 126”.

Desde o dia 28 de janeiro, todos os 128 pontos de troca começaram a receber as equipes do programa e a inovação fica por conta do Distrito de Itaiacoca, que comprovou a viabilidade de manter mais três novos pontos de troca: em Barra Preta, Caçador e Conceição.  Além disso, para tornar mais eficiente a logística do Feira Verde, alguns pontos mudaram de endereço para agregar duas vilas ao mesmo tempo.
A assessora administrativa e financeira da Secretaria Municipal de Abastecimento, Edina Vitikoski, explica que neste ano, a secretaria começou o ano com mais autonomia com o fim do convênio de compras com a prefeitura de Curitiba. “Agora, as compras são feitas aqui, o que traz mais agilidade no processo e diminui a burocracia”. O titular da pasta de Abastecimento, Sérgio Zadorosny Filho, encontra-se em Brasília, discutindo novas parcerias para ampliar os programas desenvolvidos pela Prefeitura de Ponta Grossa na área sócio-ambiental e de abastecimento.

Os programas Feira Verde e Mercado da Família além de proporcionar melhor qualidade de vida aos ponta-grossenses, levando produtos de qualidade a preços acessíveis e contribuindo com a reciclagem, também investem na qualificação do produtor rural. De acordo com o secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, Gustavo Ribas Netto, a prefeitura tem estreitado laços com os produtores rurais. “Somos parceiros no Programa Municipal de Aquisição de Alimentos Direto do Agricultor Familiar e incentivamos os produtores incluídos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar(PRONAF), que produzam frutas, verduras e legumes no município. Além disso, a  entrega é programada e feita diretamente no depósito do programa Feira Verde”,conta.

O prefeito Marcelo Rangel ressaltou o trabalho feito pelas Secretarias Municipais de Abastecimento e Agricultura e Pecuária e reafirmou o compromisso com os produtores. “Nós damos incentivo, procuramos rotas onde o escoamento seja melhor e garantimos alimentos de qualidade a milhares de famílias”.

Fonte: Assessoria de comunicação da prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.