segunda-feira, 17 de março de 2014

Sem rede de esgoto, Cará-Cará enfrenta inundações e mau-cheiro

Foto: ALINE CZEZACKI, RODRIGO MENEGAT E JULIAN VIEIRA
Moradores da região próxima à linha de trem (parte mais baixa do bairro) reclamam de constantes alagamentos e mau-cheiro causados pelas chuvas e pela precariedade da rede de esgoto.
“Sempre que chove alaga, e o cheiro fica insuportável”, desabafa a moradora Naiara Freitas, da rua 14 Bis. Sua casa fica em frente a uma valeta onde é despejado o esgoto, e nos dias de chuva forte a água suja invade a casa. A última vez foi no dia 16 fevereiro. “A água chegava até os tornozelos dentro do quintal”, conta.
Moradores reclamam ainda que a empresa responsável pelo saneamento básico na cidade (Sanepar) cobrava a taxa de esgoto, mesmo sem o serviço funcionar, até Janeiro de 2014. Hoje a cobrança não acontece mais, porém de acordo com Wanessa Wassonski ainda não houve reembolso do período que havia a cobrança.
“A rede até foi instalada, mas só funciona em algumas casas”, diz o presidente da associação de moradores do bairro, José Renato. Ele denuncia ainda que apesar do encanamento estar instalado, muitas vezes não está conectado com o restante da rede.
Mesmo nas casas que estão ligadas ao esgoto, a situação não é de sossego: Suellen Rauschi, que mora na Rua Boeing, conta que os canos entopem com frequência. “O cheiro fica muito ruim, praticamente insuportável”.
Outra reclamação é que a proximidade da vala de dejetos atrai insetos e ratos. “Vem muita barata, muito escorpião. É ruim porque moro com minha mãe e com meus filhos”.
A Sanepar foi contatada pela equipe do Portal Comunitário em mais de um tentativa mas não deu resposta sobre a situação dos moradores do Cará-Cará.
 Escrito por: ALINE CZEZACKI, RODRIGO MENEGAT E JULIAN VIEIRA

Portal Comunitário Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.