quinta-feira, 3 de abril de 2014

Nilton Bobato lança seu primeiro romance em Ponta Grossa

Foto: Divulgação
O escritor Nilton Bobato desembarca em Ponta Grossa nesta quinta-feira, 3, para o lançamento do livro ‘A Sorte Não Sorriu para César Rondicato’, pela Editora Redes. O evento, que terá ainda uma palestra sobre literatura brasileira, será no Centro de Cultura, às 19h30, com entrada franca.
"É uma obra literária com as angústias de cada personagem, os dramas da vida contemporânea, mas é ficção, que poderia ser real", diz Bobato, salientando que não mistura militância política com literatura. “O que procuro fazer na literatura é literatura, e acredito que a obra será julgada assim por leitores paranaenses”, conta.
Elaborado em 2007, o romance, que passou por três versões antes de ser lançado pela Editora Redes, mostra também a dificuldade dos escritores paranaenses na produção literária. Ao chegar ao sétimo livro produzido, Nilton Bobato, se estabelece como um escritor reconhecido no Paraná, mas principalmente consolida o papel de ativista da literatura e arte no estado. "O Bobato é uma instituição de ensino gratuito, lutando sempre pela difusão da arte e da cultura como forma de educação democrática e necessária", disse o médico e escritor, Omar Ellakis.
"Ler um livro em um dia é a prova de que não é apenas um bom livro, é um ótimo livro. É a primeira vez que leio um romance fruto da nossa terra com histórias da nossa cidade, personagens daqui e a cidade em si sendo retratada. Esse é um livro que realmente nos leva a pensar, nos comover, nos indignar e nos mobilizar", destaca a professora Lucivane Lourenço.
A obra tem Foz do Iguaçu como cenário e enredo da ficção, que é construída a partir de dramas comuns no cotidiano local. A ligação com a cidade vai mais além. Mantendo uma tradição promovida pelo autor, a capa do livro homenageia um artista plástico local. Desta vez a escolhida é uma obra da artista plástica e poeta iguaçuense, Ana Rita Dotto. Com o título Urbanidade, a obra integra uma série da artista pintada em 2001 e foi escolhida por representar as características da obra literária: uma aventura urbana.
O escritor já fez o lançamento do romance em Foz do Iguaçu e, depois de Ponta Grossa, segue para Curitiba (04/04), Toledo (11/04), Cascavel (12/04), Campo Mourão (17/04), Londrina (16/05) e Maringá (17/05).

Biografia
Nilton Bobato reside em Foz do Iguaçu desde 1980.  É professor de Língua Portuguesa, mas está licenciado para exercer o segundo mandato de vereador pelo PCdoB. Bobato também integra o Conselho Estadual de Cultura e é voz presente no debate sobre a literatura no Paraná e no Brasil, já que representou o segmento de Literatura no Conselho Nacional de Política Cultural até 2012. É membro da Academia de Letras de Foz do Iguaçu (Alefi) e autor de Risos da Fronteira (2003), Prato Feito (2005), Prosa de Sacada (2005), Sobremesa (2008), Um Brinde a Três Amigos (2010) e Prosa de Estrada (2011).

Serviço
A Sorte Não Sorriu para César Rondicatto
Editora Redes
Obra da capa: Urbanidade I (2001) - Ana Rita Dotto
208 páginas
Preço na livraria: R$ 35,00
Fotos: Christian Rizzi
Revisão: Waldson Dias

Palestra e lançamento em Ponta Grossa:

03/04, às 19h 30min, no Centro de Cultura, com entrada franca

Fonte: Assessoria de comunicação da prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.