segunda-feira, 2 de junho de 2014

Proerd forma mais de 2 mil alunos da Rede Municipal de Ensino

Foto: Divulgação
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) formou sua primeira turma de 2014 em Ponta Grossa, e certificou, na ultima sexta-feira, no Centro de Avivamento, 2.649 alunos do quinto ano do ensino fundamental de 46 escolas da Rede Municipal de Ensino. Esta foi a primeira turma de 2014, as próximas, que contemplarão mais alunos, acontecem no final de julho e em dezembro. O programa é desenvolvido anualmente em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Militar do Paraná, através do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária.
A primeira turma de 2014 do Proerd teve doze encontros semanais, coordenados pelos instrutores da Polícia Militar do Estado, que abordaram as conseqüências do uso de drogas e instruíram as crianças sobre cidadania, respeito, disciplina e bons costumes. Nesta etapa, acompanharam as 2.649 crianças sete instrutores da Polícia Militar, que, durante a formatura, foram ovacionados pelos alunos. Durante a cerimônia foram apresentadas as redação vencedoras, sendo uma de cada escola. Foram premiadas 46 crianças, autoras das redações, que ganharão um passeio no 1º Batalhão da Polícia Militar de Ponta Grossa.
Para a secretária de Educação, Esméria Saveli, o programa contribuiu para a formação das crianças, reforçando a auto-estima e estimulado a civilidade dos alunos. Para ela, o Proerd é inteligente ao ser desenvolvido durante uma fase da vida das crianças quando ainda não são vulneráveis ao uso de drogas e álcool. Outro ponto destacado pela secretária é a interatividade promovida entre a criança e a família, já que o aluno leva para a casa as informações discutidas dentro do projeto. “A Secretaria de Educação implanta as políticas educacionais, mas elas só se concretizam na escola, especialmente na sala de aula. E isso podemos ver claramente com o Proerd”, disse a secretária.
De acordo com Esméria, desde quando a Secretaria de Educação começou a implantar o Proerd em Ponta Grossa, em 2001, mais de 50 mil crianças de 9 a 10 anos, de escolas públicas e particulares, foram atendidas. “Neste tempo, conseqüentemente, 50 mil famílias também foram atingidas pelo programa”, relatou a secretária. O objetivo principal do programa é de prevenir o uso de drogas e, ainda, a violência entre os estudantes. O Programa também distribui uma cartilha educativa para ilustrar os fatos, com diversas atividades e palavras de estímulo, destinadas também aos seus pais

Além da secretária Esméria Saveli, recepcionaram os alunos e pais durante a formatura do Proerd o coordenador estadual do Proerd, coronel Douglas Sabatini Dadul, e o comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, major Ronaldo de Abreu, e demais autoridades.

Fonte: Assessoria de comunicação da prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.