quarta-feira, 2 de julho de 2014

‘Horta em Casa’ já beneficia 87 famílias

Parceria entre Secretaria da Agricultura e Prolar garante alimentação 
saudável à população e disponibiliza 100 mil mudas por mês 
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Ponta Grossa deu início no ultimo dia (28), no Conjunto Residencial Porto Seguro, ao programa ‘Horta em Casa’. O programa é uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e Pecuária e Companhia de Habitação (Prolar). O objetivo é incentivar moradores de novos loteamentos a plantar hortas nos terrenos das casas. Além da distribuição das mudas, a prefeitura, também orienta as famílias sobre o plantio e os cuidados necessários para manter a horta. Cerca de 30 famílias foram inscritas e 87 foram beneficiadas com o programa ‘Horta em Casa’. 
Segundo o secretário de Agricultura e Pecuária, Gustavo Ribas Netto, este ano o programa teve novidades. A principal é a inclusão dos residenciais da Prolar, a companhia, é responsável pelo cadastramento e distribuição das mudas. Outra mudança é o acréscimo de ervas medicinais e dos temperos, como manjericão, salsinha, hortelã, erva-doce e cebolinha. “O projeto vai beneficiar semanalmente cerca de 300 famílias, com a distribuição das mudas de hortaliças, temperos e ervas medicinais, e orientações sobre o plantio e cuidados com a horta. Estarão disponíveis para as famílias atendidas pelo projeto 100 mil mudas por mês até o fim do ano”, explica Netto.  
Para o prefeito Marcelo Rangel programas como este precisam ser ampliados. “Precisamos levar este e demais projetos com essa finalidade para outras regiões da cidade. Dessa maneira estamos investindo em saúde, em qualidade de vida. E também estamos incentivando as pessoas a produzirem o seu próprio alimento”, afirma Rangel. 
O presidente da Companhia de Habitação de Ponta Grossa, Dino Schrutt, acredita que o projeto é importante para a qualidade de vida. “Desde que um conjunto residencial é lançando é preciso desenvolver ações que tragam melhores condições de vida aos moradores. Sem dúvida, este programa contribui para que as pessoas vivam de maneira mais saudável”, afirma Schrutt. Conforme informações da Prolar os 26 residenciais deverão integrar o Programa Horta em Casa. O cadastro é feito pelas assistentes sociais diretamente nas residências. Já nos locais que contam com associações de moradores, as inscrições são feitas diretamente nas sedes das associações. A Secretaria de Agricultura e Pecuária informou que nesta semana o programa “Horta em Casa”, estará no Núcleo Santa Paula e no Jardim Esplanada. Os outros locais estão sendo definidos e receberão o programa na sequencia.
Também participaram do lançamento do programa o vice-prefeito José Carlos Raad, o ‘Doutor Zeca’, e os secretário de Assistência Social, Jullio Kuller; de Obras e Serviços Públicos, Alessandro Lozza de Moraes; o presidente da Fundação de Turismo, Eldo Bortolini e o vereador Marcelo de Barros ‘Careca’.

Fonte: Assessoria de comunicação da prefeitura de Ponta Grossa-Pr

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.