quarta-feira, 25 de março de 2015

Paraná debate a Justiça Restaurativa como solução de conflitos

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (25), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, uma audiência pública que debateu o tema da Justiça Restaurativa e da Cultura da Paz. 

A reunião foi promovida pela Comissão de Cultura, presidida pelo deputado Péricles de Mello (PT), pelo Conselho Parlamentar da Cultura da Paz, pelo Tribunal de Justiça e pela Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania. Participaram do encontro o desembargador Roberto Portugal Bacellar, a doutora Laryssa Angélica Copack Muniz, do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), e os deputados estaduais Cláudio Palozi (PSC) e Evandro Araújo (PSC).  

Ao longo da audiência os participantes falaram das iniciativas do Poder Judiciário no campo da Justiça Restaurativa e destacaram as responsabilidades do Judiciário com o planejamento, implementação e manutenção dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, que concentram a realização de sessões que promovem a conciliação entre vítimas e agressores.

De acordo com o deputado Péricles de Mello (PT), que é também coordenador do Conselho Parlamentar da Cultura da Paz, a Justiça Restaurativa é um conceito que vem crescendo dentro do Poder Judiciário brasileiro. “É uma justiça que encara o problema do ponto de vista da vítima e do ponto de vista do agressor, que busca uma superação do conflito pelo diálogo e aproxima o juiz das pessoas e da comunidade. É uma nova lógica na qual a vítima não é apenas instrumento de prova. Ela atua no processo. Ela exerce sua vontade no julgamento também”, afirmou.

Para o desembargador Roberto Portugal Bacellar, a discussão sobre a Justiça Restaurativa precisa contar com a participação do Poder Público e de todos os setores da sociedade. “O Poder Judiciário, o Poder Legislativo, o Poder Executivo e associações organizadas precisam entrar nesse debate. Mas, fundamentalmente, as pessoas que acreditam na possibilidade de fazer uma Justiça diferente também têm que participar desse processo”, apontou.

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.