segunda-feira, 8 de junho de 2015

Bicicleta é usada como meio de transporte por 58% dos trabalhadores dos portos

Foto: Divulgação
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) fez uma pesquisa inédita entre os seus funcionários sobre o uso da bicicleta e constatou que 58% deles usam a bicicleta regularmente como meio de transporte. Dos 455 colaboradores, 78% possuem bicicleta e 69% já usaram a bike para chegar ao trabalho em alguma ocasião. A pesquisa foi realizada com os trabalhadores que residem em Paranaguá e municípios litorâneos.

Os resultados foram divulgados na última quarta-feira (03), durante a oficina sobre “O respeito ao ciclista em Paranaguá e na área Portuária”, atividade que integra as ações da Semana do Meio Ambiente dos portos paranaenses.

Outro dado importante apontado pela pesquisa foi a necessidade de ampliar a sinalização e de aumentar o número e campanhas de respeito ao ciclista, especialmente para os motoristas de caminhões que chegam à cidade. Paranaguá é o município que possui maior número de bicicletas por habitante do Paraná, com cerca de 120 mil bicicletas para uma população de 140 mil habitantes.

O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, disse que a pesquisa trouxe importantes resultados, entre eles, a necessidade de interligar os prédios, terminais públicos e privados, empresas e armazéns localizados na área portuária, com ciclofaixas ou ciclovias.

“É um dado importante para subsidiar projetos futuros. Sabemos que a cultura do uso da bicicleta em Paranaguá supera muitas cidades, mas não tínhamos informações que pudessem nos dar a dimensão do uso deste modal pelos trabalhadores portuários”, declarou Dividino.

A Diretoria de Meio Ambiente da Appa também fez um levantamento sobre os espaços utilizados para guardar as bicicletas. Foram avaliados os bicicletários do pátio de triagem de caminhões, do prédio administrativo, do Silão, da Estiva e da Diretoria de Manutenção Civil. Na data da vistoria, 237 bicicletas foram contabilizadas nestas áreas.

MÉDIA NACIONAL – O coordenador do Programa Ciclovida da UFPR e vice-presidente da Federação Paranaense de Ciclismo, José Carlos Belotto, disse ter ficado surpreso com a porcentagem de trabalhadores que utilizam a bicicleta no Porto de Paranaguá.

“Para que se tenha uma ideia, nas cidades brasileiras a média de pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte é de 3%. O uso da bicicleta em Paranaguá está muito acima da média nacional”, comparou Belotto.

Ele ministrou nesta quarta-feira (03) a oficina sobre mobilidade urbana sustentável e abordou temas como planejamento urbano, legislação, história da bicicleta, exemplos de sucesso e políticas públicas de incentivo ao uso da bicicleta.

“O Paraná acabada de ganhar uma política estadual de mobilidade urbana sustentável, a qual pude participar da elaboração e o decreto foi assinado recentemente pelo governador. Sem dúvidas, um grande avanço”, enfatizou Belotto.

INTEGRAÇÃO – Participaram da oficina sobre uso da bicicleta promovida pela Appa, ciclistas da Associação de Ciclistas de Paranaguá (ACP) e de outras cidades litorâneas, universitários, técnicos, especialistas e adeptos ao uso da bicicleta. A Prefeitura de Paranaguá enviou representantes das áreas do Urbanismo, Planejamento, Segurança e Guarda Municipal.

Fonte: Governo do Estado do Paraná

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.