quarta-feira, 17 de junho de 2015

Projeto da Educação e Samu prevê orientar crianças para acidentes do cotidiano

Foto: Divulgação
Começou na última semana o projeto Samu – Escola: Educar para Mudar. A proposta prevê atividades de conscientização para alunos da rede municipal, pais e professores em acidentes e outras situações do dia-a-dia. A primeira escola a receber a orientação da equipe de socorristas do Samu Ponta Grossa foi a Escola Municipal Professor Engenheiro Eurico Batista Rosas. O projeto é de autoria da Técnica Auxiliar de Regulação Médica (TARM), Rozângela Ribeiro Silva, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), responsável pela confecção das cartilhas educativas que serão distribuídas aos participantes.

Até o final do ano, todos os alunos do 4º ano das 84 escolas municipais devem passar pela orientação, bem como os pais e professores. “Passamos cerca de dois meses trabalhando com o material das cartilhas, que serão entregues aos estudantes. A equipe do Samu irá orientá-los especialmente sobre os trotes, na tentativa de diminuir essa prática. Além disso, é importante que as crianças estejam instruídas sobre como agir em caso de acidente, como chamar socorro e a importância de agir rápido, mesmo em acidentes do dia-a-dia”, comenta a coordenadora do programa Saúde na Escola, da SME, Jucilene Thomaz.

Para os pais e professores, a orientação também é fundamental e ficará focada nos primeiros socorros. “Queremos atuar na prevenção e orientação com esse projeto, explicando quando e como agir em caso de acidentes domésticos e outras situações de emergência. Vamos fazer também uma orientação diferenciada com os professores de educação física, preparando-os para realizar imobilizações em situações de traumas e fraturas dentro das escolas, comuns em atividades esportivas”, explicou a autora do projeto.

O Samu-Escola: Educar para mudar será desenvolvido pela equipe de socorristas em horas livres, como ação voluntária. Ainda este mês, outra escola municipal deve receber o projeto e as orientações.

Fonte: Prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.