terça-feira, 28 de julho de 2015

Município recebe veículos para implantar Rota da Acessibilidade

Foto: Divulgação
A Prefeitura de Ponta Grossa ontem 27, veículos adaptados que irão realizar o transporte da Rota da Acessibilidade. O projeto será executado no município numa parceria entre as secretarias municipais de Educação e Assistência Social. A proposta da Rota da Acessibilidade é possibilitar condições de alcance para utilização do transporte inclusivo para pessoas com deficiência, com segurança e autonomia, como política pública que contribui para uma vivência social com igualdade e respeito.

Com a Rota da Acessibilidade devem ser beneficiados mais de 100 estudantes de escolas que recebem alunos especiais, como a Associação de Pais e Amigos do Excepcional (Apae) e Associação de Proteção aos Autistas (Aproaut), por exemplo. Hoje, o transporte é responsabilidade de cada instituição ou dos próprios pais.

“Com esse serviço, o transporte das crianças com deficiência será feito garantindo aos pais mais segurança e comodidade. Muitas mães acompanham os filhos nas instituições, porque utilizam do transporte tradicional. Com o transporte da Rota, que contará com agentes de bordo, os pais ficam livres para cuidar de outros fazeres ou buscar novas fontes de renda”, destacou o secretário da Assistência Social, Julio Küller.

Ou seja, o objetivo da Rota é facilitar o acesso do usuário às instituições de ensino especial. O atendimento do usuário será feito mediante linhas predeterminadas, com acesso mais próximo da sua residência. O veículo que fará o transporte contará com atendentes, que serão responsáveis pelos cuidados prestados ao usuário, dispensando dessa forma o acompanhamento do seu responsável.

De acordo com a secretária de Educação, Esméria Saveli, a Rota da Acessibilidade é uma forma de aumentar a inclusão dos estudantes com algum tipo de deficiência. “Garantir acessibilidade de nossos estudantes é uma de nossas preocupações. Além da Rota da Acessibilidade, que vai atender esse circuito dos estudantes para as escolas que recebem alunos especiais, contamos também com dois veículos adaptados da Secretaria de Educação que atendem os alunos da educação básica”, destacou a secretária Esméria.

“Ao assumir essa gestão, assumimos também um compromisso com a acessibilidade e inclusão. A Rota da Acessibilidade é uma reivindicação de muitos anos da população. Ponta Grossa vive hoje um novo momento no que se refere à inclusão, com a Rota da Acessibilidade, investimento na compra de novos veículos adaptados e o trabalho do Departamento do Deficiente, que deve beneficiar 200 pessoas com a entrega de cadeiras de rodas adaptadas. Estamos muito felizes em poder cumprir esse compromisso com a população”, destacou o prefeito Marcelo Rangel.

Agora falta pouco para que a Rota da Acessibilidade seja colocada em prática. Os veículos estão em processo de emplacamento e documentação, enquanto as secretarias de Educação e Assistência Social vão trabalhar na elaboração da rota, de acordo com as informações e demandas das instituições. A previsão é que o serviço comece a funcionar em setembro deste ano.

Acessibilidade e inclusão
Além disso, o prefeito também comemora um ano do Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho (PRO-PcD), que conta com a Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Qualificação Profissional no Comitê Gestor. O programa visa promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho a partir do convênio com empresas parceiras e facilitando a qualificação.

Fonte: Prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.