Foto: Divulgação |
O escoamento da
produção agrícola brasileira atingiu seu ápice com o pico do período de
colheita de grãos, preço das commodities em alta e câmbio favorável para o agricultor.
A combinação de fatores, aliada a uma estrutura portuária pronta para receber a
demanda do campo, resultou na maior movimentação mensal da história do Porto de
Paranaguá. Em junho, foram exportadas ou importadas 4,605 milhões de toneladas
pelo porto paranaense. O resultado é 0,3% superior ao antigo recorde,
registrado em maio de 2013, quando o porto movimentou 4,591 milhões de
toneladas.
A marca de 2015 é 12,7%
superior às 4,08 milhões de toneladas movimentadas em junho de 2014. O recorde
se dá principalmente por causa da exportação da agropecuária. Foram 1,38 milhão
de toneladas de soja escoadas ao longo do mês, resultado 64% superior ao mesmo
mês do ano passado. O açúcar, com 392 mil toneladas e 16% de crescimento, e o
milho, com 195 mil toneladas e 125% de aumento, também colaboraram com o
resultado.
“O porto precisa estar
pronto para o cliente que decidir importa ou exportar por Paranaguá. Se o campo
está no pico do escoamento da safra, temos que atender este produtor com
agilidade. Por isso, conseguimos bater este recorde de movimentação mensal em
junho”, afirma o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e
Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.
CONJUNTURA – Segundo o
assessor técnico e econômico da Federação da Agricultura do Paraná (Faep),
Nilson Hanke Camargo, o mês de junho foi o momento ideal para o produtor
agrícola paranaense exportar sua produção. “A demanda chinesa se mantém em alta
e a safra americana não está correspondendo às expectativas, o que puxa os
preços dos produtos colhidos no Brasil para cima. Além disso, o câmbio está
favorável para o produtor brasileiro exportar”, afirma Camargo.
“Da porteira para
dentro, o produtor rural sempre se destacou. O importante é que a cadeia
logística responda às necessidades do agricultor quando ele decide escoar sua
produção e hoje o produtor paranaense pode contar com o Porto de Paranaguá para
isso”, completa o economista.
Nos últimos anos,
diversos investimentos foram feitos para suportar este crescimento da demanda
na movimentação de produtos pelo porto paranaense. As ações incluem a
implementação do sistema Carga Online, que ordenou a chegada dos caminhões à
cidade, eliminando as filas mesmo com aumento do fluxo de veículos, até os
novos shiploaders, equipamentos que aumentaram em 33% a capacidade de
carregamento dos navios graneleiros do Corredor de Exportação.
“O produtor agrícola
tem condições de atrasar a comercialização da sua produção em busca de melhores
negócios e o porto tem condições de receber boa parte da safra acumulada e dar
vazão a esta produção sem atrapalhar o agricultor”, explica o diretor Comercial
da Appa, Lourenço Fregonese.
CONTÊINERES – A
movimentação de contêineres pelo Porto de Paranaguá também cresceu em relação a
junho de 2014. Foram 2% de alta, com 65,4 mil TEUs (unidade de medida
equivalente a contêineres de 20 pés) movimentados em junho de 2015. Na
exportação, a alta foi ainda maior, com 13% de crescimento e 31,6 mil TEUs.
Fonte: Governo do
Estado do Paraná