domingo, 27 de abril de 2014

A força está no interior

Foto: Divulgação
Sempre defendi que só existe cidade próspera se a região onde ela está instalada também for desenvolvida. Acredito que os municípios têm a obrigação de contribuir para o sucesso do seu entorno e juntos podem fazer muito mais pela população. A região conhecida como Campos Gerais é composta por 23 municípios com grande potencial de crescimento que precisa ser fomentado pelo poder público e pela iniciativa privada.
As capitais estão perdendo força para o interior. Pesquisa realizada pelo instituto IPC Marketing mostra que, em 1991 o potencial de consumo das capitais representava 46% do total nacional. Neste ano, o interior detém 68% do potencial do consumo de todo o Brasil. Indústrias estão procurando pequenas e médias cidades para empreender. A falta de espaço e o alto custo inviabilizam investimentos nas capitais e isso acaba gerando mais emprego e renda no interior.
Os Campos Gerais têm se destacado nesse cenário. Nos últimos cinco anos, a região dobrou seu potencial de consumo no meio urbano. O índice passou de R$ 7,8 bilhões em 2009 para R$ 15 bilhões em 2014. No estudo da IPC Marketing, Ponta Grossa ocupa a 4º posição do ranking estadual e o potencial de consumo do município em 2014 é de R$ 6,4 bilhões. O índice ultrapassa a marca de R$ 1,2 bilhão em Telêmaco Borba e o consumo em Castro chegará a R$ 1 bilhão neste ano.
Cabe ao poder público de cada município aproveitar essa boa fase e transformar esses números em benefícios reais para a população. A atração de grandes indústrias e multinacionais é importante, mas não podemos deixar de incentivar a atuação dos pequenos empresários. O comércio local gera grande parte das vagas de trabalho e movimenta a economia da cidade.
Acredito que é olhando para as cidades do interior e para os microempreendedores que vamos descobrir todo o potencial do nosso país. Com determinação, planejamento estratégico e transparência podemos transformar os Campos Gerais em exemplo de desenvolvimento e empreendedorismo.


Marcio Pauliki é formado em administração pela UEPG, especialista em Gestão Empresarial pela FGV com cursos de extensão em Administração e Marketing pela London University (Inglaterra) e University of Berkeley (EUA).

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.