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Sempre defendi que só existe
cidade próspera se a região onde ela está instalada também for desenvolvida.
Acredito que os municípios têm a obrigação de contribuir para o sucesso do seu
entorno e juntos podem fazer muito mais pela população. A região conhecida como
Campos Gerais é composta por 23 municípios com grande potencial de crescimento
que precisa ser fomentado pelo poder público e pela iniciativa privada.
As capitais estão perdendo força
para o interior. Pesquisa realizada pelo instituto IPC Marketing mostra que, em
1991 o potencial de consumo das capitais representava 46% do total nacional.
Neste ano, o interior detém 68% do potencial do consumo de todo o Brasil.
Indústrias estão procurando pequenas e médias cidades para empreender. A falta
de espaço e o alto custo inviabilizam investimentos nas capitais e isso acaba
gerando mais emprego e renda no interior.
Os Campos Gerais têm se destacado
nesse cenário. Nos últimos cinco anos, a região dobrou seu potencial de consumo
no meio urbano. O índice passou de R$ 7,8 bilhões em 2009 para R$ 15 bilhões em
2014. No estudo da IPC Marketing, Ponta Grossa ocupa a 4º posição do ranking
estadual e o potencial de consumo do município em 2014 é de R$ 6,4 bilhões. O
índice ultrapassa a marca de R$ 1,2 bilhão em Telêmaco Borba e o consumo em
Castro chegará a R$ 1 bilhão neste ano.
Cabe ao poder público de cada
município aproveitar essa boa fase e transformar esses números em benefícios
reais para a população. A atração de grandes indústrias e multinacionais é
importante, mas não podemos deixar de incentivar a atuação dos pequenos
empresários. O comércio local gera grande parte das vagas de trabalho e
movimenta a economia da cidade.
Acredito que é olhando para as
cidades do interior e para os microempreendedores que vamos descobrir todo o
potencial do nosso país. Com determinação, planejamento estratégico e
transparência podemos transformar os Campos Gerais em exemplo de
desenvolvimento e empreendedorismo.
Marcio Pauliki é formado em
administração pela UEPG, especialista em Gestão Empresarial pela FGV com cursos
de extensão em Administração e Marketing pela London University (Inglaterra) e
University of Berkeley (EUA).