segunda-feira, 21 de setembro de 2015

NASF realiza projeto Saudável em Uvaranas

Fonte: Divulgação
Hoje em dia aproximadamente 50% da população brasileira esta com sobrepeso ou obesidade e 45,9% são sedentários. Pensando nesses números e procurando uma alternativa para realizar um trabalho preventivo na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) esta realizando um projeto pioneiro na região de Uvaranas em duas Unidades Básicas de Saúde, o Ponta Grossa Saudável.

A proposta iniciou em julho deste ano e tem duração de seis meses. Os encontros são mensais e contam sempre com um tema, uma atividade física e um lanche saudável. Cada módulo tem duração de três horas. Os temas já trabalhados nos primeiros meses foram: Hábitos Alimentares Saudáveis, Atividades Físicas e Autoestima e relações familiares. E os que ainda serão abordados: Medicações e Emagrecimento, Prática de Culinária Saudável e coleta de resultados do projeto para ver quem realmente alcançou os resultados. Cerca de 30 pessoas estão participando do programa.

O objetivo geral é reduzir os agravos decorrentes dos sobrepesos e obesidade, que são as doenças crônicas de hipertensão arterial, diabetes e doenças cardiovasculares. “Trabalhar com a prevenção irá melhorar a qualidade de vida e a saúde da população”, comenta a coordenadora do projeto e integrante do NASF, Bárbara Arante.

A iniciativa foi desenvolvida através de um estudo da equipe do NASF na região, onde percebeu-se a maior demanda da população com características para as doenças crônicas. A busca ativa dos usuários do programa é feita através dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e pelos enfermeiros.

“Os enfermeiros das unidades solicitam aos ACS que façam o convite nas residências das pessoas que tem o perfil para o projeto durante as visitas domiciliares”, diz Bárbara.
Todos os participantes são cadastrados nas UBSs e no dia dos encontros eles assinam um controle de freqüência para poder acompanhar a evolução e preenchem uma avaliação. “Até hoje tivemos 100% de satisfação dos participantes, o que representa que estamos seguindo o caminho certo. Os usuários participam, dão suas sugestões e sempre voltam”, finaliza a coordenadora.

Palestra sobre Alimentação Saudável
No último dia (18), no período da tarde os participantes do projeto puderam assistir a uma palestra com o tema Alimentação Saudável, ministrada pela nutricionista Danila Gavron.

A palestrante falou sobre a importância de ingerir produtos saudáveis e sobre qualidade de vida da população. Para ela essas atividades realizadas pelo NASF ajudam a população se conscientizar sobre a importância dos hábitos saudáveis. “A interação do profissional especializado com a população traz benefícios para todos. Além de trabalhar como alerta para a comunidade, aprimora o conhecimento dos usuários. É o primeiro passo, funciona como um incentivo”, comenta Danila.

Fonte: Prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.